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Como apoiar seu cliente proprietário de imóvel na escolha e no acionamento do seguro enchente?

Ana Clara Tonocchi
Escrito por Ana Clara Tonocchi em 14 de janeiro de 2021
4 min de leitura
Como apoiar seu cliente proprietário de imóvel na escolha e no acionamento do seguro enchente?
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O mês de janeiro costuma ser marcado por algumas características: listas de metas, procuras por novos imóveis e, infelizmente, enchentes. É só ligar o jornal para se lembrar que esta é a temporada de fortes chuvas de verão, que acabam subindo rios, invadindo casas, causando deslizamentos e alagando ruas. Ainda que imobiliárias não tenham relação e responsabilidade quanto a esses acontecimentos, faz parte da manutenção do relacionamento com os clientes a gestão de situações adversas e a facilitação do acesso a seguros que o protejam, como o seguro enchente.

“Como a imobiliária lida com um bem muito importante, um imóvel, é interessante que conheça e possa recomendar corretores e seguradoras de confiança. É necessário fazer um levantamento da região onde o imóvel está, para que sejam observados os riscos a que este está exposto e, assim, escolher a cobertura ideal”, explica Flávio de Baère, diretor executivo da Sigafy.

Assim, a escolha de um seguro deve atentar-se às reais necessidades dos clientes. “Vemos muitas pessoas que acabam contratando coberturas não necessárias e deixando de se preocupar com outras, que são mais importantes para seu imóvel. E este é o papel de um bom corretor de seguros, orientar a opção adequada para segurança e para o bolso. A escolha do seguro não é simples. E o papel do corretor de seguros é atender ao cliente. Este profissional tem essa função para que as pessoas, que não são especialistas, contem com alguém preparado que possa orientar e atender nos momentos de contratação e utilização do seguro”, conta Flávio.

Mas, afinal, o que consta em uma cobertura básica de seguro?

Flávio explica que todo seguro residencial tem uma cobertura básica. Muitas vezes, ela é formada por quatro fatores: cobertura em caso de incêndio, raio, explosão e quebra de aeronave. Já outras situações devem ser contratadas posteriormente. “Em relação às intempéries, entram como coberturas complementares, de acordo com a necessidade do cliente. A região Sul, por exemplo, costuma ser muito suscetível a vendavais e chuvas de granizo. Os imóveis, então, têm a básica e, em complemento, a cobertura de vendaval. Mas, por exemplo, se você mora em uma cidade muito suscetível a enchentes e alagamentos, existe uma cobertura específica para atender”, conta Flávio.

Além de orientar os clientes na hora da contratação do seguro do imóvel, seja para moradores ou investidores, é importante a presença da imobiliária como suporte dos clientes. É o que preza a Segurança Imóveis, imobiliária situada em Governador Valadares (MG), que tem seu time preparado para lidar com intempéries. Luiza Cabral, diretora da imobiliária, conta que a cidade foi construída à beira do Rio Doce e os melhores e principais bairros da cidade se encontram no nível do rio. 

Para administrar a situação caótica causada pelas enchentes, a imobiliária adotou algumas medidas emergenciais. “Assim que as chuvas param, liberamos as agendas dos nossos vistoriadores do setor de manutenção e colocamos atendentes de prontidão para o caso de reclamação. Após a vistoria nos imóveis danificados, entramos em contato com os proprietários para que possamos chegar em um acordo financeiro para a reparação dos danos”, explica Luiza.

Como apoiar seu cliente no acionamento de seguro enchente?

1) Apoie a escolha da seguradora

Previamente, ao vender ou alugar um imóvel, ajude seu cliente a escolher uma seguradora e um corretor de seguros de confiança. O novo proprietário já contou com os conhecimentos da imobiliária no atendimento relacionado à compra ou locação, então é natural que vá confiar nas sugestões relativas aos demais serviços pós-venda ou locação. Por isso, é importante que seja uma empresa conhecida pelo seu negócio.

2) Atenda com empatia e busque acolher seu cliente

Caso um cliente entre em contato por problemas de enchente, vendavais, incêndios e demais intempéries, é importante lembrar que este está em uma situação vulnerável. A comunicação deve ser de muita empatia, assegurando-se da segurança de seus clientes e familiares e fazendo o possível para acolhê-lo.

3) Ajude a acionar o seguro

Se seu cliente entrou em contato com a imobiliária, ajude-o a acionar seu seguro. Reforçamos a importância de uma boa relação com o corretor de seguros e seguradora, de forma que este acionamento seja agilizado.

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