Alto PadrãoDestaques

Co-branding imobiliário: consultoria da Porsche desembarca no Centro-Oeste

O mercado brasileiro de luxo e alto padrão está cada vez mais exigente e, diante disso, um novo case de co-branding imobiliário chama atenção. Trata-se da parceria entre a Séren Incorporadora e a Porsche Consulting, divisão da famosa montadora de automóveis esportivos.

A colaboração entre marcas de diferentes segmentos vai acontecer em contrato de exclusividade para o Centro-Oeste do país. Sediada em Goiânia (GO), a Séren projeta levar o requinte da indústria automobilística de luxo para a construção civil.

De acordo com Fabiano Almeida, sócio-fundador da Séren, o objetivo da busca pela consultoria é aprimorar o uso de tecnologia nos canteiros de obras. Por meio do intercâmbio, os processos de gestão e construtivos serão executados de acordo com a qualidade e eficiência recomendada pela Porsche, mundialmente reconhecida pela fabricação de veículos de ponta.

“A indústria automobilística é reconhecida pelo seu altíssimo desempenho e precisão. Temos muito o que aprender com eles, pois muitos dos processos construtivos são artesanais. Nosso propósito é buscar uma equiparação e nos tornar tão eficientes quanto”, destaca Almeida.

Construção civil trabalhando como “orquestra” 

A Porsche é uma montadora fundada há mais de 90 anos na Áustria e, hoje, sediada na Alemanha. Já a Porsche Consulting, sua divisão de consultoria, surgiu a partir de uma crise superada pela empresa nos anos 1990. 

A reorganização bem-sucedida da marca gerou conhecimentos que, tão logo, passaram a ser compartilhados por meio da contratação de treinamentos. Atualmente, esta divisão da Porsche está espalhada pelo mundo e conta com mais 670 profissionais.

O CEO da Porsche Consulting da América Latina, Ruediger Leutz, diz que a consultoria prestada para a incorporação imobiliária envolve um acompanhamento bastante próximo. A promessa é de melhorias constantes a cada novo empreendimento, envolvendo também o “chão de fábrica” da companhia. 

“Vamos qualificar e treinar as pessoas. Além de trazer as metodologias, nós queremos mudar a cultura, implementar uma cultura de treinamento que as pessoas que vão participar desse empreendimento vão receber muito conhecimento, como se fosse um MBA Industrial. Para nós é importante qualificar e treinar as pessoas para que elas possam replicar isso nos próximos prédios, sem a ajuda da consultoria”, destaca.

Segundo o executivo, especificamente na indústria de construção, é um costume começar o trabalho rápido demais, para só depois tratar os erros na produção. Só que, desta maneira, aumentam as falhas técnicas e o acontece maior desperdício de tempo, dinheiro e materiais.

“[É preciso trabalhar] como se fossem orquestras e músicos: se alguém toca mais rápido ou devagar, não será uma coisa bonita. Tem que ter sintonia”, compara.  “Traremos esse princípio da indústria automobilística para a Séren. O fluxo nunca deve parar, ele sempre deve continuar como se fosse uma linha de montagem”.

Co-branding como agente para a mudança de cultura

O co-branding é uma estratégia de parceria que une construtoras de grifes e marcas de luxo, em que a prioridade é a qualidade dos produtos e experiência do consumidor. 

Diversos empreendimentos lançados no Brasil já contam com assinaturas refinadas, como contou o Imobi Report com o case da construtora Mitre e a grife Daslu, anunciado no ano passado.

Entre outros empreendimentos de destaque com a parceria de marcas estão o Milano Lifestyle By Versace Home (Lavvi e Cyrela), V3rso Jardins Tailored by Emiliano (You, Inc), Tonino Lamborghini Apartments San Paolo (Gafisa) e Fasano Itaim (Even).