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Assistência técnica: integração com a área de relacionamento com o cliente é essencial na jornada imobiliária

Construir empreendimentos vai além de erguer edifícios utilizando métodos inovadores. Estamos tratando da construção de moradias, da aquisição da casa própria, de momentos que para uma parcela da população é a realização de um grande sonho.

A área de assistência técnica no segmento de construção civil desempenha um papel crucial na gestão e no sucesso dos empreendimentos, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a reputação da empresa. 

E por esse motivo, a integração e proximidade com a área de relacionamento com o cliente se torna tão primordial.

Com o empreendimento finalizado, os gerentes gerais de obra acionam a área para uma análise final e, após a assembleia geral de instalação, dá-se início a uma jornada que dura mais de cinco anos para algumas construtoras, onde o profissional atua como um ponto de contato para relatar e resolver problemas apontados, garantindo que os clientes tenham um atendimento de qualidade que supere as suas expectativas.

Os empreendimentos imobiliários requerem manutenção regular para garantir que o seu desempenho seja mantido ao longo do tempo. 

A assistência técnica é responsável por orientar os clientes para que sigam as recomendações do Manual do Proprietário e o síndico para seguir o Manual de Áreas Comuns, sendo que algumas construtoras entregam também um Software de Gestão de manutenções preventivas que informa a atividade, o responsável e a periodicidade de cada manutenção, auxiliando assim o síndico ao longo desta jornada.

A reputação da assistência técnica passa também a ser um fator de decisão de compra e fidelização orgânica. Uma vez que, clientes satisfeitos são os mais propensos a recomendar o empreendimento e companhia a amigos e familiares. 

Por isso, trabalhar integrado com a área de relacionamento e garantir que pesquisas periódicas sejam realizadas, viabiliza uma atuação estratégica para que os padrões de qualidades se mantenham altos. Na assistência técnica, o feedback do cliente é essencial.

Uma gestão bem-sucedida de empreendimentos imobiliários depende da integração e colaboração sinérgica entre a área de assistência técnica e a equipe de relacionamento com o cliente. 

Esta união facilita uma comunicação eficiente e responsiva para a resolução ágil de questões e preocupações dos clientes, estabelecendo uma sólida conexão entre as expectativas dos compradores e a efetiva prestação de serviços. 

Além disso, essa colaboração estratégica permite que a equipe de relacionamento com o cliente adote uma abordagem proativa, antecipando necessidades e propondo soluções que enriquecem ainda mais a experiência do cliente. 

Em um cenário competitivo, a capacidade de manter essa sinergia entre a assistência técnica e o relacionamento com o cliente é uma vantagem estratégica inestimável.

Assim, a assistência técnica se torna não apenas um serviço, mas uma parte intrínseca e confiável da jornada imobiliária, garantindo que os empreendimentos sejam mais do que edifícios, e sim lares seguros e acolhedores para todos.

*Sobre a autora
Karina Haddad Gianezella é coordenadora de assistência técnica da incorporadora e construtora Plano&Plano.