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Plataforma de manutenções lança produto para pequenas e médias imobiliárias
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Plataforma de manutenções lança produto para pequenas e médias imobiliárias

28 mai 2025
Imobi Report
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4 min
Plataforma de manutenções lança produto para pequenas e médias imobiliárias
O COO da Refera, Filippe Ferreira; e o CEO da Refera, Tomas Ventura.

A Refera, plataforma para manutenções em imóveis que conecta imobiliárias e prestadores de serviço, lançou um novo produto por assinatura, no modelo Software as a Service (SaaS). A mudança marca um novo capítulo para a empresa, que agora também mira na digitalização das operações de pequenas e médias imobiliárias. Com mais de 103 mil serviços já prestados e R$ 117 milhões transacionados desde sua fundação, a empresa fornece tecnologia e uma base qualificada de prestadores de serviços como solução para a gestão de chamados. 

O novo produto nasceu da percepção de que as necessidades das pequenas e médias imobiliárias se diferem das grandes. Enquanto para as empresas maiores a dificuldade central relaciona-se ao alto volume dos chamados, para as menores está relacionada à falta de tecnologia e controle, além de acesso a mão de obra qualificada para executar as manutenções de forma escalável.

“Nas grandes imobiliárias, o alto volume de chamados exige uma gestão estruturada de ponta a ponta. Já nas menores, identificamos que a dor é diferente: falta de acesso a mão de obra qualificada e controle sobre a informação dos serviços, desde o apontamento até o final do período de garantia, que muitas vezes ficam com o inquilino. Com nossa base homologada de prestadores e uma solução tecnológica, essas imobiliárias ganham autonomia para gerir os chamados com eficiência”, afirma Filippe Ferreira, COO da Refera.

Com o novo produto, as imobiliárias podem pagar uma mensalidade fixa e acessar uma base de prestadores homologados para executar os chamados. Nesse formato, a Refera não intermedia a relação entre imobiliárias e prestadores, permitindo conexões diretas que ampliam o volume de serviços e pode gerar novas oportunidades para os parceiros. Isso representa uma mudança estratégica em relação ao modelo oferecido pela Refera desde então.

O piloto do modelo SaaS foi realizado em uma das maiores redes de franquias imobiliárias do país. Os testes mostraram que, mesmo em regiões com menor densidade populacional, a plataforma entrega valor significativo ao organizar processos, centralizar informações e automatizar interações com clientes e prestadores. 

“O lançamento do novo produto por assinatura marca uma nova fase da Refera, reafirmando nosso compromisso em transformar a gestão de manutenção imobiliária. Com tecnologia e acesso à nossa base qualificada, essas empresas poderão ganhar eficiência e autonomia para crescer de forma sustentável”, complementa Tomas Ventura, CEO da Refera.

A plataforma da Refera oferece acesso a uma base de prestadores ranqueada, com avaliações e métricas de desempenho que facilitam a escolha do profissional mais adequado para cada serviço. Além disso, digitaliza todo o fluxo de manutenção, desde a abertura dos chamados até a comunicação com os prestadores de serviços e clientes, o que inclui notificações automáticas, atalhos para mensagens e uma área de acompanhamento em tempo real. Com todas as interações e registros concentrados em um único ambiente, a operação se torna mais transparente e rastreável, com indicadores de prazos e desempenho que evitam perdas de informação e permitem uma gestão muito mais estruturada.

Criando um ecossistema de gestão de manutenção

Desde 2023, a Refera integra o portfólio de operações do Grupo Softplan para a Indústria da Construção, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil. Atualmente, a plataforma de manutenções está presente nas 51 principais imobiliárias das capitais do Sul e de São Paulo. A empresa processa mais de 3 mil serviços por mês, com a movimentação de aproximadamente R$ 40 milhões em seu marketplace. 

Após um 2024 focado em ajustes operacionais e investimentos em tecnologia, a Refera mira em 200 clientes no novo modelo SaaS até o fim de 2025 e receita recorrente anual (ARR) superior a R$ 1 milhão, ultrapassando a marca de R$ 10 milhões de faturamento anual. A empresa também já desenvolve funcionalidades de Inteligência Artificial para atendimento e automação de mensagens, e pretende lançar novos recursos com base no feedback dos primeiros clientes em breve. 

“Estamos construindo um verdadeiro ecossistema de gestão de manutenção para o setor imobiliário. A expansão para SaaS é apenas o começo. Acreditamos que com a velocidade da inovação e Inteligência Artificial, as imobiliárias precisarão de soluções que permitam escalar e otimizar seus processos e a Refera pretende ser esse parceiro”, finaliza Tomas.

*Conteúdo patrocinado por Refera.

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