compactos de luxo
Alto PadrãoDestaques

Alta na venda de studios dá destaque para os compactos de luxo

Os compactos de luxo estão em alta. Isso porque os apartamentos studio ganharam relevância para o consumidor brasileiro, que vem buscando espaços bem localizados e com serviços acessíveis. 

O volume de lançamentos e vendas de imóveis compactos é recorde: em São Paulo (SP), foram 5.066 studios de até 30m² lançados nos primeiros cinco meses de 2022, contra apenas 30 colocados no mercado em 2016, segundo levantamento do Secovi-SP.

Depois dos efeitos iniciais da pandemia, quando aumentou a procura por imóveis com mais espaço e contato com a natureza, os studios retomaram o protagonismo, desde o formato de microapartamentos até os compactos de luxo.

Outro fator que tem peso neste movimento é o aumento do número de pessoas que moram sozinhas no Brasil. A quantidade cresceu 43,7% nos últimos dez anos, de acordo com o IBGE, somando aproximadamente 11 milhões de pessoas.

Esta dinâmica dá relevância para os imóveis de menor metragem, afastando dos studios o rótulo de moda passageira. Diante disso, o que os clientes estão procurando em imóveis novos e como as incorporadoras estão agindo?

Para entender como isso está acontecendo no segmento de alto padrão, o Imobi reuniu cases de compactos de luxo em diferentes praças para explicar como são estes imóveis e qual é o perfil do comprador.

Boa localização e estrutura alavanca vendas dos compactos de luxo

Um dos grandes benefícios da metragem enxuta é permitir que os compactos caibam em localizações estratégicas das grandes cidades, resolvendo a dor do deslocamento. De quebra, o apartamento ainda pode contar com uma estrutura de alto grau de sofisticação para tocar o dia a dia, repleta de serviços integrados e acessíveis. 

Em Goiânia (GO), o Azure Compact Life, lançamento da City Soluções Urbanas em conjunto com a O.M. Inc, oferece apartamentos de 50m² a 115m², em meio a uma das regiões mais valorizadas da cidade. O empreendimento fica na Avenida Ricardo Paranhos, no Setor Marista, bairro que tradicionalmente recebe lançamentos de metragens maiores.

Segundo o gerente de incorporação, Pedro Afonso, a demanda por este tipo de imóvel está em alta na região, despertando a atenção de investidores, principalmente para os apartamentos de um quarto. 

A localização é o carro-chefe, mas as facilidades convidativas são essenciais para encantar os clientes de luxo. Entre os diferenciais, estão uma piscina privativa, rooftop com vista privilegiada para a cidade e vaga para carregamento de carro elétrico, além de academia ampla, playground, coworking, pet place, mercado e espaços para festas.

Ainda em Goiânia, há mais opções com metragens variadas. No Lux Oeste, empreendimento da ELMO, há unidades de 1 a 3 quartos com medidas entre 41m² e 100m². Entre os itens mais chamativos da área comum, estão a piscina coberta com raia integrada a uma piscina panorâmica e um bar no rooftop com pé direito duplo. Os serviços incluem facilidades como espaço delivery e lavanderia coletiva, algo obrigatório considerando a disponibilidade de espaço dentro dos imóveis.

Investidores de olho nos studios sofisticados

Os compactos cavaram seu espaço na agenda dos investidores imobiliários graças a uma combinação tentadora: a sofisticação do luxo com a liquidez dos studios, geralmente reunindo também uma grande carta de serviços integrados e ótima localização. E é por isso que, apesar das cifras elevadas, o apelo existe e a conta fecha.

Contudo, é inegável que a venda soe desafiadora já na apresentação. Em São Paulo (SP), a You,inc lançou o V3rso Jardins Tailored by Emiliano, com studios de pé direito de 3,40 m e áreas de 23m² a 26m². Os preços começam em R$ 800 mil – quase R$ 35 mil por metro quadrado. O preço é desenhado pela boa estrutura e a proximidade da Avenida Paulista, que fica a cerca de 200 metros do empreendimento.

Já em Curitiba (PR), o Temple Batel, da GT Building, conta com unidades entre 31m² e 54m² e está localizado em um dos bairros mais nobres da capital paranaense. De acordo com João Alfredo Thomé, diretor da GT Building, o compacto é um investimento que faz sentido para diferentes tipos de clientes.

“Durante o período de alta demanda no mercado dos últimos anos, a oferta de lançamentos de apartamentos compactos também aumentou consideravelmente. Com isso, abriu-se espaço para podermos trabalhar com diferenciações de produto em um segmento de mercado que, até outrora, focava apenas no preço”, aponta.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, a construtora CFL também aposta no segmento dos compactos de luxo e apresentou o Ícaro, primeiro empreendimento deste tipo desenvolvido pela empresa. Segundo a CFL, o movimento faz parte da estratégia para se manter na agenda das negociações mais seletas, também atendendo ao novo perfil da família brasileira, cada vez menos numerosa. 

O Ícaro é um CFL diferente de todos os outros, pois viemos com um empreendimento mais jovem, compacto e moderno, pensando nas novas famílias e hábitos de vida. É uma grande possibilidade também para investidores, pois um apartamento com a marca e DNA CFL, com o ticket e metragem inferior, é um grande ativo não apenas para venda futura, mas também para locação, gerando renda recorrente”, afirma o diretor de vendas da empresa gaúcha, Rafael Starosta. 

Gostou do conteúdo? Ele faz parte de uma das edições do Imobi Alto Padrão, que traz informações aprofundadas e estratégicas sobre o segmento mais exigente do mercado imobiliário. Todo o conteúdo do Imobi Alto Padrão estará disponível para os assinantes do Imobi Vendas, novo produto segmentado produzido pelo time do Imobi Report. Clique aqui para saber mais.