fbpx

Opinião

A importância dos ciclos para o setor imobiliário

Elisa Tawil
Escrito por Elisa Tawil em 17 de dezembro de 2021
A importância dos ciclos para o setor imobiliário
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

É chegado o mês em que falamos de renascimento e renovação, mês no qual fazemos retrospectivas, revisões e também previsões para o próximo ciclo. 

Enquanto analisamos as expectativas para o próximo ano, algumas variáveis esperadas para 2022 prometem impactar o setor imobiliário, dentre elas: a alta de juros, as eleições e a digitalização de processos e serviços. 

Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, série de fenômenos que se renovam de forma constante.

No contexto da astronomia, um ciclo é o tempo em anos em que se repetem os mesmos fenômenos astronômicos. O ciclo lunar, por exemplo, tem a duração de 19 anos ou 235 meses, depois dos quais as fases da Lua se repetem aproximadamente nos mesmos dias e na mesma ordem.

No âmbito Imobiliário, um ciclo pode ter duração de um desenvolvimento, desde a aquisição de um terreno até a entrega das chaves das unidades, algo em gira em torno de 5 anos, ou ainda um ciclo de aumento das taxas de juros, como o que está por vir no próximo ano.

As janelas de oportunidades que se abriram com a queda vertiginosa da taxa Selic durante o difícil período pandêmico certamente sofrerão mudanças com a projeção de aumento para os “dois dígitos”.

Ciclo de aprendizado

Joseph Campbell foi um autor americano que escreveu best-sellers importantes, dentre eles o Herói de Mil Faces e o Poder do Mito e é quem descreve as fases da jornada do herói.

Segundo Campbell, um ciclo heróico se inicia com um “chamado para a aventura”, algo que te tira da zona de conforto. Nada mais desconfortável para o setor imobiliário do que o combo juros+eleições, não é mesmo?

A jornada continua com uma segunda etapa marcada por trauma e medos, quando nos deparamos com cenários pouco conhecidos.  Nesta parte do processo, temos que aprender com nosso passado, olhar para os ciclos anteriores, revendo e aprendendo com os erros e acertos, deixando que as adversidades se transformem em oportunidades.

A terceira fase deste processo é marcada justamente pelo aprendizado, quando nos deparamos com a percepção de que adquirimos habilidades novas para lidar com as adversidades e saímos transformados do estágio anterior.

Campbell conclui que o encerramento de uma jornada heróica é marcado pela conquista do “elixir”, algo que poderia ser comparado com um troféu, um ganho, uma conquista pessoal. Contudo, para tal, seria necessário compartilhar com os outros estes aprendizados ao final de cada ciclo.

Nesta revisão de ciclo e preparação para o início do próximo ano, que nosso mercado possa praticar os ensinamentos de Campbell, compartilhando sobre as transformações que ocorreram neste fechamento de ano. Todos saímos mais fortalecidos.

Elisa Tawil

Idealizadora e co-fundadora do movimento Mulheres do Imobiliário, LinkedIn Top Voices, colunista no blog Revista HSM (Empresas Shakti), idealizadora e host do podcast Vieses Femininos.
Consultora estratégica para o Real Estate e mentora de negócios.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x