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Arbo: plataforma transacional completa com solução inovadora em seguros

Com a evolução do modelo de negócios dos softwares imobiliários, o mercado habituou-se a expressões como esteira digital e one stop shop, assim como a aquisições e fusões. Se a transformação digital impacta profundamente o negócio das imobiliárias, no caso das empresas de tecnologia que orbitam o ecossistema e fornecem para as imobiliárias, esse impacto é ainda mais definitivo.

Exemplo notório desse contexto é a união entre Arbo e Superlógica, duas empresas que encontraram sinergias nos negócios e somaram forças para ofertar uma solução robusta, com uma plataforma transacional completa para as imobiliárias. O propósito é o de acelerar a digitalização das imobiliárias e, consequentemente, torná-las mais competitivas, por meio de soluções que possam equiparar a experiência digital destas empresas aos grandes players de tecnologia, incluindo uma solução de ponta em seguros.

Em entrevista ao Imobi Report, Manoel Neto, CEO da Arbo, e Luís Paulo Pereira, diretor de produtos da Superlógica, contaram mais detalhes sobre a união, prestes a completar o primeiro ano. Confira: 

Imobi Report: Como as duas empresas entenderam que havia uma oportunidade para  união?

Manoel Neto, CEO da Arbo

Manoel Neto: Para o cliente ter uma boa experiência, ele precisa ter um ecossistema todo aqui dentro, um one stop shop. Se eu desonerei o tempo do dono da imobiliária, para ele focar nos negócios, e o tempo do corretor, para que ele fizesse um bom atendimento, eu consigo fazer essa jornada transacional. Paralelamente, a Superlógica vinha trazendo, tanto para condomínios como para imobiliárias, aspectos do ERP transacionais para liberar tempo do dono da imobiliária na gestão da locação como, por exemplo, emitir boleto. É o único software que tem um banco próprio, para que a gente pudesse transacionar o dinheiro e, nessa api de bancos, mandar o dinheiro para a conta do dono da imobiliária e desonerar o time dele de tempo de ter que emitir boleto, fazer remessa, conciliação, enfim. Então, a Superlógica já ia no mesmo caminho, de desonerar e dar produtividade para a imobiliária. 

Luís Paulo da Superlógica

Luis Paulo: Hoje, a Superlógica domina 50% do market share de condomínios, e ali também tinha um vertical de imobiliárias que, em seu primeiro momento, tinha maior foco em gestão financeira. Começamos a trabalhar em um produto para auxiliar a imobiliária nessa gestão financeira, e percebemos que os nossos clientes queriam uma solução mais completa, que pudesse atendê-lo de ponta a ponta. Mas não tínhamos a parte comercial, e foi aí que surgiu a Arbo. A gente se juntou para fazer essa plataforma completa de ponta a ponta, que atende a parte comercial, que atende a parte financeira e também dois mundos, que a gente operacionaliza por SAAS e também operacionaliza pelo transacional. 

Imobi Report: Como essa solução ponta a ponta se diferencia de outras soluções disponíveis no mercado?

Luis Paulo: Algumas esteiras são vendidas de forma separada, então a imobiliária tem a esteira, mas ainda precisa ter o CRM, precisa ter o ERP e às vezes eles não são da mesma empresa e isso não resolve o problema. No caso da Arbo, a gente está falando de uma única plataforma, então a forma como nós vamos entregar a esteira, tanto da parte financeira quanto da parte comercial, é como se fossem realmente duas soluções nativas, desde quando o cliente anuncia o imóvel, no site da própria imobiliária, passando por vistorias, assinatura eletrônica, tudo isso integrado entre as duas plataformas. Incluindo seguros.

Manoel Neto: Ao colocar todos os seguros ali dentro, é possível contratar em um único clique, não tem que ficar dependendo de ligação, de uma SLA de cada corretor de seguro. com isso, a imobiliária consegue fechar uma negociação de locação em 30 minutos, e isso faz a transação de uma imobiliária ser tão competitiva quanto a de uma empresa de tecnologia. 

Imobi Report: E isso confere à Arbo um grande poder de negociação, certo? 

Manoel Neto: Nós nada mais somos do que um hub – enquanto hub, nós somos a maior plataforma de locação do Brasil, seis vezes maior do que o segundo colocado, a gente tem mais de 600 mil contratos de locação. Com isso, a gente conseguiu chegar nas seguradoras e falar que queria um preço diferente para os nossos clientes – e hoje a gente tem três vezes menos o valor do seguro conosco do que você contratar como imobiliária diretamente. Na Mapfre, você contratar a 15%, aqui vai contratar a 6%, em um único clique, no mesmo software. E a gente quer gerar essa independência mesmo porque eu quero ver a Mapfre, a Porto Seguro entendendo o que ela pode fazer melhor pelo cliente, assim como a Liberty, Avalyst, Credpago e outras. A gente deixa o ecossistema aberto e aí, quem sai ganhando nessa boa competição, é o cliente final.

Essa é uma diferença muito forte, enquanto formação de uma futura cadeia de imobiliárias descentralizada. Eu não vou centralizar e tomar o poder, a gente vai descentralizando e dando o poder para as imobiliárias enquanto rede, uma trocando imóvel com a outra, se favorecendo do nosso tamanho para conseguir descontos em seguro para que nosso ecossistema de imobiliárias fique forte, independente de algum player B2C querendo tomar esse mercado