Imobiliárias devem selecionar o melhor inquilino, defende executivo
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Na pressão para alugar o imóvel no menor tempo possível, algumas imobiliárias fecham o contrato com o primeiro interessado que aparece, sem uma análise aprofundada do seu perfil socioeconômico. No longo prazo, essa postura pode resultar em inadimplência e depreciação do imóvel, estremecendo a relação com o locador. Nesse sentido, selecionar o melhor inquilino ajuda na retenção de proprietários e na construção de uma carteira de imóveis saudável.
O cofundador e coCEO da CredAluga, Daniel Santos, ressalta que as imobiliárias prestam um serviço ao proprietário do imóvel e, portanto, têm a responsabilidade de adotar critérios mais rigorosos na aprovação dos locatários. “É importante lembrar que o objetivo da imobiliária não se resume a alugar rápido, mas também alugar para o melhor locatário”, defende.
O CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, Rodrigo Werneck, explica que, atualmente, o mercado é pró-locador. Em um cenário de escassez de imóveis, abre-se a possibilidade para que as imobiliárias escolham o melhor locatário. Werneck revela ter acompanhado casos de imobiliárias que chegaram a ter mais de 20 reservas para o mesmo imóvel. “Em uma fila de 20 interessados, não tem porque alugar para o primeiro que aparece. A imobiliária precisa escolher o melhor”, diz.
Santos observa que a importância de uma seleção adequada de inquilinos pode estar clara para os donos de imobiliárias, porém essa estratégia talvez não seja totalmente compreendida pelos funcionários. Além das metas mensais e da competição interna pelas comissões, existe uma ideia de “justiça”, de que o correto é alugar o imóvel para o interessado que enviar a proposta antes.
De acordo com Santos, essa pressa é uma ameaça para a segurança da locação. Ele estima que entre 5% e 10% dos contratos sofrem algum tipo de fraude. Esse problema pode ser evitado com uma investigação mais cuidadosa sobre o inquilino e com a adoção de ferramentas tecnológicas que proporcionam mais segurança. A CredAluga implementou, por exemplo, a biometria facial nos contratos de garantia e PIX por CPF para confirmar a identidade de quem está assinando o documento, além de realizar uma análise acurada sobre os interessados. “A seleção do inquilino é importante para o sucesso e segurança da locação”, comenta Santos.
Daniel Santos e Rodrigo Werneck conversaram sobre o tema no podcast Modo Avião, durante o episódio “Como criar uma carteira de locação mais segura e saudável”. A edição completa está disponível no Youtube e no Spotify.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Veja quem entrou para o ranking “100+ Influentes do Mercado Imobiliário em 2024”
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.