Garanta o seu ingresso para o CUPOLA Summit 4ª Edição

News do Imobi: Pesquisa evidencia desconfiança sobre valor dos imóveis
Você também pode se interessar:

News do Imobi: Pesquisa evidencia desconfiança sobre valor dos imóveis

22 out 2024
Última atualização: 24 outubro 2024
Imobi Report
Imobi Report
12 min
News do Imobi: Pesquisa evidencia desconfiança sobre valor dos imóveis
Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo

Pesquisa conduzida pelo Datafolha em parceria com o QuintoAndar identificou que a maioria dos brasileiros tem desconfiança com relação ao preço dos imóveis. Segundo o levantamento, dois em cada três consumidores já desistiram de efetivar uma transação – venda, compra ou locação – por conta do preço. Para 84% dos entrevistados nesta pesquisa, é difícil conseguir informações precisas sobre o que seria o valor adequado do imóvel.

Fontes de orientação confiáveis. Esta é a principal dor apresentada pelos entrevistados, para saber se o preço está adequado no momento da tomada de decisão. Há também menções à dificuldade de avaliar o quanto reformas e melhorias agregam para o valor do imóvel. Em parte, o cenário é explicado por um aspecto cultural do brasileiro evidenciado pela pesquisa: mais da metade dos proprietários reconhece colocar o imóvel para venda com um valor acima do mercado para ter alguma margem de negociação. Enquanto apenas 16% afirmam divulgar o imóvel em valor adequado ao mercado, porém sem faixa de negociação.

Efeito colateral. Este cenário de supervalorização dos imóveis pelos proprietários se relaciona com outro aspecto identificado na pesquisa: 77% dos brasileiros iniciam a jornada de compra pensando em negociar um desconto no valor do imóvel. E para 52%, a margem de negociação buscada vai de 5% a 10% do valor do imóvel, exatamente a faixa média percentual da comissão da imobiliária, da venda à locação.

Gerar confiança. Este tema foi tratado em episódio recente do podcast Modo Avião. Diante dos golpes cada vez mais frequentes, os clientes têm adotado uma postura mais prudente. O CEO da Ferola Empreendimentos Imobiliários, Marcelo Ferola, comenta que existe um senso comum de que a imobiliária e os corretores podem estar levando vantagem na operação. Nesse sentido, um atendimento dedicado ajuda a gerar confiança e faz com que compradores e vendedores se sintam ajudados. “O cliente precisa sentir que seu problema está sendo resolvido e não pensar que a empresa pretende lucrar com a sua dor”, afirma Ferola.

Vendas e Locação

Classe média recorre a apartamentos menores. O aumento nos preços dos imóveis tem limitado o poder de compra da classe média para aquisição de propriedades de tamanhos intermediários. Essa elevação é puxada, principalmente, pelos custos da construção civil, que seguem pressionando o mercado. Além disso, o crescimento da renda dos brasileiros não acompanha esse ritmo de aumento no valor dos imóveis. Com isso, ganham relevância espaços menores, bem localizados e que apresentam diferenciais, como lavanderias coletivas, espaços para coworking, mercados dentro do condomínio e aplicativos inteligentes. 

Valor dos aluguéis desacelera. Conforme dados de setembro do Índice FipeZAP, a variação dos preços de locação no país ficou abaixo do crescimento registrado nos imóveis à venda, pela primeira vez em três anos. Enquanto os aluguéis aumentaram 0,65%, o preço das propriedades comercializadas subiu 0,71%. Especialista do DataZap afirma que esse movimento de correção para os aluguéis já era esperado, uma vez que houve uma grande valorização desse segmento no pós-pandemia. Já no caso das vendas, o aumento reflete uma recuperação econômica. As capitais onde foi registrada a maior valorização de aluguéis em setembro foram Salvador (+3,67), Porto Alegre (+2,62%) e Belém (+1,73%).

27 mil locações garantidas com seguro fiança. A corretora Sigafy Seguros Imobiliários acumula mais de 30 mil imóveis protegidos contra incêndio e 27 mil locações garantidas com seguro fiança. A empresa possui décadas de experiência na área, com foco na excelência de produtos e serviços, além de atendimento ágil e personalizado. Ao todo, são mais de mil clientes em 17 estados brasileiros. O pioneirismo e a inovação fazem parte do DNA da empresa, que busca constantemente soluções que atendam aos interesses de seus clientes. Atualmente, apresenta em seu portfólio nove soluções customizáveis para as imobiliárias. Clique aqui e saiba mais.

Prorrogado prazo para novas regras de financiamento. A Caixa alterou, do dia 21/10 para o dia 01/11, o início da vigência das novas regras para financiamento imobiliário. Como você já viu aqui no Imobi Report, o valor exigido como entrada para os empréstimos será elevado para até 50%, no caso da tabela Price. Especialistas afirmam que a Caixa está dando dois recados com a mudança: há menos recursos disponíveis e ela será mais seletiva. Segundo a Abecip, a demanda por financiamentos neste ano cresceu mais de 40%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os recursos da poupança, entretanto, minguaram. Texto editorial de O Estado de S. Paulo destaca que a casa própria agora fica mais distante. 

Imóveis de luxo no litoral em alta. Especialistas consultados pelo Estadão preveem um crescimento expressivo nas vendas e locações de alto padrão no litoral. A combinação entre o status elevado das construções, o cenário econômico favorável e as altas temperaturas deve impulsionar esta temporada, que vai até fevereiro de 2025. Em matéria publicada no Imobi Report, a sócia-diretora da Porto Bracuhy Imóveis, imobiliária referência no alto luxo em Angra dos Reis, Carolina Gardon, destaca como atender os clientes desse segmento. 

Disputa fundiária em Jericoacoara. Os veículos de comunicação noticiaram, nos últimos dias, um caso, no mínimo, inusitado envolvendo a famosa Vila de Jericoacoara (CE). Iracema Correia São Tiago, empresária cearense, apresentou um documento que atesta que ela é proprietária de 80% da região. A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) apontou a legitimidade da escritura. O órgão já conseguiu um acordo para a renúncia de Iracema de todas as terras ocupadas por moradores ou quaisquer tipos de construções, o que corresponde a mais de 90% da área em disputa. O acordo foi firmado, mas ainda não implementado.

Maceió desbrava “oceano azul”. A capital alagoana tem o metro quadrado mais caro entre as capitais do Nordeste, embora seja a quinta economia da região. O sucesso se deve às belezas naturais do estado, já que a cidade possui algumas das praias urbanas elencadas entre as mais bonitas do Brasil. A capital também passou por uma reorganização após a tragédia da Braskem, que afetou 2,5% da área urbana da cidade, ocasionando um deslocamento de mais de 60 mil pessoas desde 2018. Levantamento da consultoria Brain mostra que os lançamentos dos apartamentos de até um dormitório são o destaque, pois aumentaram 352% nos últimos cinco anos.

Condomínios clube de classe média. Em artigo para o Imobi Report, o fundador da JBA Imóveis, Ilso José Gonçalves, comenta a nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba, que estabeleceu o limite territorial de 20 mil m2 para os condomínios horizontais. Ele afirma que o novo parâmetro inviabiliza a construção de conjuntos habitacionais de casas ou sobrados com infraestrutura de lazer, que beneficiem a classe média. Já no Distrito Federal, foi aprovado projeto de lei que vai beneficiar alguns donos de imóveis, como é o caso dos que possuem lotes à beira do Lago Paranoá. Conforme o texto, os construtores estão dispensados de apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que mostra o impacto do empreendimento no trânsito, na ordem urbanística do solo e no meio ambiente.

Alinhamento cultural na era das diferenças. O podcast Modo Avião desta semana apresenta uma entrevista com o sócio da Inovva Imobiliária, Kristiano Kamei. Ele destaca que a cultura familiar da empresa e o foco na humanização dos processos fazem toda a diferença. Proveniente da área financeira, o profissional ressalta como a experiência em outro mercado agrega na gestão de uma empresa imobiliária. Ele ainda conta sobre a atuação em um nicho específico da locação comercial, além de evidenciar a importância do benchmarking para a excelência dos serviços prestados. 

Cultura organizacional e corretores de imóveis. Em razão da natureza autônoma da atividade desempenhada pelos corretores de imóveis, algumas empresas consideram desafiador integrar esses profissionais à cultura organizacional. O Imobi Report conversou com um especialista no assunto e com uma gerente do setor de pessoas de uma imobiliária que é referência na área. Eles explicam como o tema impacta o trabalho e os resultados alcançados pelos corretores.  

FairFax deixa de operar o seguro fiança.  A multinacional FairFax anunciou a descontinuidade do produto de seguro fiança para o mercado imobiliário. Embora a Susep fiscalize o setor e exija que os seguros sejam válidos até o final dos contratos de locação, a empresa teria deixado de oferecer cobertura quando saiu do mercado. Procurada, a empresa não se manifestou sobre o assunto. Saiba mais sobre o caso.  

Construção e Incorporação

Lançamentos em alta no interior de SP. Conforme dados da Abrainc, a cidade de São José do Rio Preto viu a oferta de novos imóveis saltar 255% no primeiro semestre de 2024. Em relação às vendas, o município apresentou crescimento de 136%. Além de São José do Rio Preto, os lançamentos em Marília cresceram 55% no primeiro semestre e, em Sumaré, 11%. Em termos de vendas, Ribeirão preto registrou aumento de 21% e, São José dos Campos, 15%. Dados da consultoria Brain revelam que o custo do metro quadrado no interior é menor do que na capital e as moradias tendem a ser maiores. Em municípios como Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Franca e Jundiaí, o valor médio de imóveis novos é de R$ 593 mil. 

Incorporadoras crescem no 3º trimestre. No segmento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o volume de lançamentos das empresas listadas na bolsa subiu 73% e o de vendas, 54%. Já no médio e alto padrão, o crescimento dos lançamentos foi de 56% e as vendas aumentaram em 50%. As principais incorporadoras – Cury, Direcional, Plano&Plano, Tenda e MRV – tiveram desempenho considerado muito positivo. No médio e alto padrão, a Cyrela foi o destaque, comercializando 62% do que lançou no trimestre.

Menores de idade na construção civil. Segundo dados do IBGE, meio milhão de crianças exerce atividades perigosas, inclusive na construção civil. Contratações irregulares geralmente ocorrem em segmentos afetados pelo déficit de profissionais. Com o objetivo de mitigar riscos como esse, a CBIC recebeu o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para debater a agenda estratégica do setor construtivo. Dentre os assuntos abordados, estava o desenvolvimento de políticas de qualificação profissional e a geração de empregos no segmento.

Techs

Lançamento da Superlógica Imobi. A nova plataforma do Grupo Superlógica foi lançada no dia 16/10, em São Paulo. A marca traz soluções e serviços inéditos para agilizar o trabalho de imobiliárias e corretores. Dentre as inovações, está a integração do WhatsApp com os sistemas de software ERP e CRM e o uso da IA generativa

Como a IA vai mudar o mercado imobiliário. Conforme estudo da McKinsey Global Institute, a inteligência artificial generativa pode gerar cerca de US$ 180 bilhões em valor para o mercado imobiliário. Baseado neste número, o diretor comercial da 1datapipe, Igor Castroviejo, acredita que essa tecnologia vai promover mudanças profundas no setor, incluindo no financiamento de imóveis, que hoje enfrenta dificuldades na análise de crédito para trabalhadores informais e sem conta bancária. O especialista defende que a IA facilita a busca por dados para a comprovação de renda.

Airbnb lança mais de 70 novas ferramentas. Dentre as novidades, está a rede de coanfitriões, que ganham para gerenciar as hospedagens de outros proprietários. Na fase de testes, a média de remuneração paga por essa terceirização ficou entre 15% e 25% do valor do aluguel, mas poderá ser negociada entre as partes. Os coanfitriões precisam ter uma avaliação média de 4,86 na plataforma e serão sugeridos em uma lista baseada em mais de 80 fatores, incluindo localização experiência e tipo de acomodação.

Estamos de olho

O sonho da casa própria nos EUA. A baixa oferta de imóveis pressionou os preços no país, tornando esse sonho mais distante. Além disso, o Banco Central norte-americano elevou a taxa de juros, de 0,5%, em 2022, para 5,5%, em 2024. Com isso, os juros dos financiamentos estão em 6,5%, longe dos 2,5% registrados em 2021. Por outro lado, beneficiada pela escassez de usados, a construção de residências unifamiliares cresceu 2,7% em setembro. Mas os possíveis compradores estão relutantes justamente em função das taxas de juros. Em Portugal, o preço dos imóveis mais que duplicou em 10 anos. Cerca de 27% dos inquilinos enfrentam sobrecarga financeira, com um em cada quatro comprometendo pelo menos 40% do salário com despesas de habitação.

Prefeitura de SP multa obra da Tegra. Uma construção no Bosque dos Salesianos foi multada em R$ 1.678 e embargada por movimentar a terra sem alvará de execução. O documento terá que ser apresentado nesta semana, ou haverá prorrogação do embargo. A incorporadora alega ter as autorizações necessárias e diz sofrer denúncias infundadas dos vizinhos.

Imobiliaristas estão entre os maiores financiadores das eleições. Conforme levantamento da BBC Brasil, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na lista dos 50 maiores doadores para campanhas municipais de 2024, 27 são empresários do mercado imobiliário. Esses empreendedores responderam por R$ 45,3 milhões, que são 68,6% do total de doações. Os valores dados a partidos e candidatos variaram de um mínimo de R$ 510 mil ao máximo de R$ 18,5 milhões.

Agenda

BC recebe pela primeira vez Morada Day. O evento, que está na sua 7ª edição e já foi realizado em BH, SP, RJ e Goiânia, agora chega à cidade catarinense com o metro quadrado mais caro do Brasil. Promovido pela Morada.ia, trata-se de um encontro gratuito e exclusivo para construtoras e incorporadoras que vai reunir grandes players do mercado para discutir o panorama atual do setor, tendências, tecnologia e inovação. Haverá palestras sobre IA, painéis com incorporadores e representantes do Sinduscon-SC, além da apresentação de um case com resultados surpreendentes. Também será apresentado o “Sales”, uma nova geração de IA que trabalha como copiloto e secretário dos corretores. A ferramenta fornece informações sobre empreendimentos, realiza atividades administrativas, como agendamentos e envio de e-mails e ainda lembra o profissional sobre o encaminhamento adequado dos leads. O Morada Day ocorre no dia 24/10 (quinta-feira), na sede da FG Empreendimentos (Ocean Place – Barra Sul), a partir das 18h. Garanta o seu ingresso gratuito aqui.

Negociação de dívidas e controle de inadimplência. A TikPag, empresa de meio de pagamento, vai promover um treinamento on-line, gratuito e exclusivo, para imobiliárias que querem otimizar a sua operação de cobrança. A capacitação irá preparar as empresas para desenvolverem argumentações práticas, eficientes e que minimizam impactos financeiros e jurídicos. Serão apresentados estudos de casos de cobrança de aluguéis vencidos e a vencer, reparos e reformas durante a locação, atrasos em condomínios e encargos, despejo, entre outras situações. As vagas são limitadas, conforme agendamento que pode ser realizado neste link. Não perca essa oportunidade. Garanta a sua vaga agora!

5 passos para organizar o financeiro em 2025. A CUPOLA vai promover, no dia 30/10 (quarta-feira), às 16h, uma aula gratuita que vai ajudar a sua imobiliária a organizar a área financeira. Três especialistas irão comentar sobre o assunto: a CEO da Contimob Contabilidade Imobiliária, Fanciele Rocha, o sócio e gestor financeiro da CUPOLA, Fábio Toshio, e o economista e consultor imobiliário sênior da CUPOLA, Dioner Segala. O trio é mentor do curso Financeiro Essencial, uma capacitação 100% on-line que vai reconfigurar a estrutura financeira e contábil das imobiliárias participantes. Inscreva-se agora para essa aula gratuita!

Vem aí a próxima live do Imobi Report! A corretora de imóveis e analista de sucesso do cliente da CUPOLA, Jéssica Prates, vai mediar a live “Como se adaptar ao novo cenário de aumento de entrada e juros elevados?”. Os especialistas que vão falar sobre o assunto são o fundador do CRM Imobilead, Derlan Viana, e o correspondente bancário, Murilo Arjona. A transmissão será realizada também no dia 30/10 (quarta-feira), às 11h, no canal do Imobi Report no Youtube.

Gostou do conteúdo?

O que achou desse texto?

Escreva aqui uma sugestão ou comentário para o nosso time de redação.

Continuar
Obrigado por sua opinião!

Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.

Acesso rápido

Assine e faça parte da comunidade Imobi! É gratuito!

Aproveite as vantagens e benefícios de ser um assinante da plataforma Imobi Report. Acesse os nossos conteúdos exclusivos, receba descontos em eventos e participe das nossas comunidades.

  • Quero saber quais as vantagens que vou ganhar primeiro.

Newsletter gratuita

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do mercado imobiliário