Supernicho no alto padrão, uma estratégia de sucesso
Resumo
Confira dois exemplos de estratégia de supernicho dentro de um mercado muito disputado: a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).
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Para se destacar em um mercado exigente e, muitas vezes, saturado, está em alta estratégia de supernicho no alto padrão. É verdade que o corretor de imóveis precisa entender um pouco de tudo, mas o ideal é que tenha um foco de atuação para se colocar como especialista. Um nicho para chamar de seu.
Esta abordagem pode ser aplicada em qualquer segmento. Porém, tomando o alto padrão como exemplo, é possível nichar sua atuação em uma determinada região, em uma certa faixa de preço, especializar seu trabalho em casas de rua, casas com piscina, apartamentos, imóveis em condomínios horizontais…
Identificado o seu nicho, é momento de dar mais um passo para buscar um posicionamento realmente diferenciado. É este cartaz que irá atrair clientes mais quentes e qualificados, que sabem exatamente o que procuram.
De olho neste trabalho, trazemos dois exemplos de estratégia de supernicho dentro de um mercado muito disputado: a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).
Foco em condomínios: exemplo de supernicho no alto padrão
Tirar um pouco da atenção do imóvel para vender melhor o condomínio é prática que vem sendo explorada pela Elma Giovanelli Negócios Imobiliários, pela produção e postagem de vídeos no formato Reels do Instagram. A abordagem teve início em agosto de 2021 e, de lá para cá, houve um aumento de aproximadamente 20% na movimentação de negócios.
Como os condomínios da Barra da Tijuca são repletos de diferenciais nas áreas comuns, conhecer e diferenciar cada um deles é uma brecha e tanto. O cliente é curioso, mas prefere se poupar destas andanças. O filtro entregue pelo corretor que conhece pessoalmente cada estrutura tem grande valor. O cliente que está buscando imóvel não é obrigado a saber as tipologias, as metragens das unidades disponíveis em cada condomínio. Livrá-lo deste trabalho é uma maneira de aproximá-lo de você.
“A cada produção, o resultado final fica melhor. A captação foi alavancada, porque o proprietário sente que temos autoridade para vender também o condomínio, o que valoriza o imóvel dele, é um tributo à escolha dele por ter comprado ali. Ele paga condomínio todo mês. O valor do imóvel está em toda a estrutura, não só no apartamento”, afirma Elma Giovanelli, CEO da imobiliária.
Supernicho da arquitetura e decoração
Com menos de um ano dentro do mercado da Barra da Tijuca, a Domum começou sua trajetória já apostando em nichos. A imobiliária teve início em 2017, em Teresópolis, região serrana do Rio. Naquela cidade, se posicionar como alto padrão já foi pisar em um segmento restrito, pois o mercado tem poucos produtos acima de R$ 1 milhão.
Ao migrar para a capital fluminense, na metade de 2021, o começo foi complicado e sem leads. O insight que norteou uma virada de chave foi buscar um nicho dentro do nicho.
“Dentro do luxo, em uma região tão disputada, como posso ser diferente? Vimos a oportunidade de apostar no conhecimento do nosso próprio time, mapeando os profissionais por região e especialidade”, relata Alexandre Quero, CEO da Domum. Este novo olhar começou a ser colocado em prática em novembro de 2021.
O ponto de partida foi com uma corretora da equipe, que é arquiteta e mora na Península. Nisso, viu-se a oportunidade de focar neste local, apostando em apartamentos diferenciados pela arquitetura e bem decorados. Assim, dentro das ofertas da imobiliária, surgiram os Queridinhos da Península, que chegaram a gerar duas vendas em um único mês.
Outros supernichos já delimitados pela Domum na Barra da Tijuca foram batizados como Mansões Cariocas e Especial Lançamentos. Estas categorias ficam expostas na capa do site, cada uma contando com corretores específicos e que não trabalham com imóveis que não entram nestas categorias.
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