5 aprendizados de um dos maiores eventos mundiais online do setor imobiliário
Opinião

5 aprendizados de um dos maiores eventos mundiais online do setor imobiliário

Entre os dias 17 e 19 de maio, participei do The eXp Shareholder Summit, evento anual realizado pela imobiliária digital eXp Realty a seus acionistas. A empresa está no Brasil desde fevereiro deste ano.

O congresso reuniu palestrantes de renome e projeção internacional em diversos setores e ainda me proporcionou a oportunidade de falar pela primeira vez num painel internacional. Ao lado de mulheres que atuam pela equidade em diferentes partes do mundo, falei sobre diversidade no mercado imobiliário.

Destaco aqui cinco grandes aprendizados deste super evento que prometem fazer a diferença para quem souber incorporá-los no dia a dia dos negócios e da vida!

1 – Rejeição: a proteção do Universo

Para mim, a palestra mais aguardada da programação foi a da escritora e empreendedora Jamie Kern Lima, fundadora da IT Cosmetics, que se tornou a primeira CEO mulher da gigantesca L’Oreal, em 108 anos de história.

Sua trajetória empreendedora é admirável. Jamie dividiu com as mais de 20 mil pessoas inscritas os inúmeros nãos que recebeu até ter seu valor reconhecido pela gigante dos cosméticos, tornando-se uma milionária antes dos 40 anos e entrando para a lista da Forbes.

“A rejeição é a proteção do Universo” concluiu Jamie Kern Lima, repassando o ensinamento para que possamos reconhecer todos os nãos que recebemos até chegarmos ao merecido sim.

2 – Tecnologia como inovação? Só se lembrar de como era antes

O palestrante, autor e empreendedor Jason Dorsey trouxe dados de uma pesquisa exclusiva produzida por sua empresa “The Center for Generational Kinetics”, que tem como objetivo separar mito e verdade.

Dorsey enfatizou que analisando as gerações e seus comportamentos, podemos perceber o sentido das tendências. Esta percepção acontece, por exemplo, pela educação que damos aos filhos dentro de casa, que ele destaca como uma das dicas, especialmente no setor imobiliário. 

Cada um tem uma relação diferente com a tecnologia, baseado em sua idade. Nossos filhos, por exemplo, nasceram numa época em que os smartphones fazem parte desde cedo no seu desenvolvimento. Qual foi o acontecimento tecnológico que mais marcou sua vida? Dorsey provocou: “tecnologia só é novidade se lembrarmos de como era antes”.

3 – Diversidade aprimora a liderança

Mediadas pela americana Sybil Stewart, diretora de diversidade na eXp Realty, estive ao lado da youtuber mexicana Vane Monroe, especialista em marketing, e da administradora  indiana Mansi Mehta. Em nosso painel, destacamos como a diversidade e a equidade de gênero promovem a liderança e impulsionam para mais resultados não apenas em vendas, como na NPS (Net Promoter Score) interna, ou seja, a satisfação do time.

Um ponto alto do painel foi a oportunidade de compartilhar com a audiência internacional dados da pesquisa “A busca pelo imóvel: uma questão de gênero?”, elaborada pelo behup com o Movimento Mulheres do Imobiliário, que foram reforçados pelas informações do relatório “Diversity Matters” (Diversidade Importa), elaborado pela consultora  McKinsey and Company, publicado em junho de 2020. 

4 – Autenticidade está na voz

Swan Sit é consultora de marketing e superhost do Clubhouse, com mais de 3,4 milhões de seguidores e sua palestra no evento confirmou a tendência do áudio para o universo corporativo, movimento que esta rede social já vem provocando no Brasil desde seu ingresso no final do ano passado. No mês em que a rede incorporou também os usuários do sistema Android, Swan enfatizou o quanto o uso do “only áudio” (apenas som) é uma tendência que deve se fortalecer também no meio corporativo.

Um evento deste porte, totalmente digital e realizado por meio da plataforma virtual Virbela, adquirida em 2018 pela eXp Realty e que foi desenvolvida por psicólogos comportamentais, reforça o quanto o uso do áudio pode ser extremamente potente e ainda minimizar o “zoom fatigue” (fadiga por excesso de vídeo). 

Swan deixou um recado importante sobre o uso da voz: transmite a autenticidade e, até o momento, sem usar filtros.

5 –  Negócios imobiliários são “assunto de família”

Posso afirmar que uma grande estrela entre os palestrantes foi o CEO da Cardone Capital.

Quando a voz rouca ressoou nos auditórios lotados do congresso, a atenção estava voltada para as dicas do palestrante, empreendedor e investidor do setor imobiliário, Grand Cardone.

Para falar sobre crescimento de negócios, Cardone enfatizou que o principal fator são as pessoas. Quando perguntado por Glenn Stanford, CEO e Founder da eXp Realty, sobre o que o fez tomar a decisão por esta aproximação com a empresa, o mega influenciador do imobiliário ressaltou a preocupação que o modelo de negócios tem com seus corretores, é o que ele chamou “assunto de família”. 

O investidor, que casou-se aos 46 anos e teve suas filhas após o cinquenta, ressaltou o quanto sua presença na família é fator determinante para a forma como trabalha. Ele faz questão de ser e estar presente na rotina familiar e relembrou seu pai, que pouco ficava em casa durante sua infância.

Na visão de Cardone, os negócios imobiliários são como “assuntos de família” que devem ser debatidos com a mesma frequência e naturalidade com a qual tratamos outros assuntos em casa. 

Afinal, como disse Jason Dorsey, é seguindo nossos modelos dentro de casa que aprendemos sobre o presente e futuro do imobiliário.

Como você tem integrado sua vida no imobiliário com sua relação familiar?

Elisa Tawil

Idealizadora e co-fundadora do movimento Mulheres do Imobiliário, LinkedIn Top Voices, colunista no blog Revista HSM (Empresas Shakti), idealizadora e host do podcast Vieses Femininos.
Consultora estratégica para o Real Estate e mentora de negócios.