DestaquesImobi Report

[185] Construtoras elegem o grande vilão de 2022

De forma unânime, as construtoras e incorporadores elegeram como maior vilão de 2022 o custo dos materiais de construção. 82% das empresas apontam que o valor dos insumos vem sendo a maior dificuldade do setor no ano, de acordo com pesquisa da Brain Inteligência Estratégica e Abrainc.

Entre os desafios citados pelas construtoras, as outras preocupações ficam bem para trás. O segundo lugar ficou com as dificuldades de aprovação/licenciamento, citadas por 44% dos entrevistados, seguidas pelo custo dos terrenos, com 33% das respostas.

Muito temida pelo setor imobiliário, a baixa demanda aparece apenas na quarta colocação da pesquisa, com 25% de lembranças. A pesquisa foi divulgada durante a 5ª edição do Incorpora, Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias, promovido pela Abrainc. Foram entrevistados 356 empresas e 850 consumidores.

Para 2023, a pesquisa revelou otimismo. 62% dos participantes acreditam que, no ano que vem, o mercado estará um pouco ou muito melhor do que agora. Ao mesmo tempo, 55% dos respondentes disseram que venderam acima ou de acordo com a meta prevista no início de 2022. Do lado meio vazio deste copo, 38% venderam abaixo da meta e 3% acreditam que o ano que vem será pior.

Só que o momento positivo fica evidente no Índice de Confiança da Construção, que chegou ao seu maior nível desde 2012. Houve avanço de 3,5 pontos em setembro, chegando a um total de 101,7 pontos. 

A incorporação mostra, também, que deve ter papel fundamental na recuperação do PIB. Após os ajustes no programa Casa Verde e Amarela, mesmo com a alta da taxa de juros, 65% das pessoas entrevistadas dizem continuar à procura de imóveis, de acordo com outro levantamento feito pela Brain.

Imobiliárias

Estamos vivendo a era da criação de conteúdo e dos corretores influenciadorestambém conhecidos como house influencers ou “corretores-estrela”. É mais um fenômeno que impacta o mercado imobiliário, impulsionado por redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube. Alguns personagens do segmento conquistaram tanto sucesso que chegaram a protagonizar grandes campanhas publicitárias. Esta exposição é algo bom ou ruim? Como o corretor de imóveis deve encarar este novo momento? O Imobi Report foi atrás de cases e debateu o assunto com especialistas que lidam com este universo.

O desconto tá on. A diferença entre o valor de anúncio de venda de imóvel e o preço de fechamento chegou a 33,5% em São Paulo (SP). O destaque fica para bairros de classe média e alta das regiões Oeste e Central da capital paulista. Os dados são do especulômetro, da Loft, e envolveram os cinco primeiros meses do ano.

No Rio, os aluguéis seguem a marcha de aumento. Em agosto, a alta foi de 0,4% nos apartamentos de dois quartos, consolidando valor médio de R$ 2.114, segundo dados do Imovelweb. No acumulado dos últimos 12 meses, os aluguéis tiveram alta de 3,1 pontos percentuais acima da inflação. 

O encarecimento do aluguel nos últimos meses, por sinal, é o tema do Imobi Aluguel desta semana. O índice médio nacional subiu até 15% nos últimos 12 meses, bem acima da inflação. Ouvimos especialistas para discutir a razão para esses números, as perspectivas para os próximos meses e as medidas recomendadas para as imobiliárias. 

Apesar das altas, as metrópoles mais baratas para se morar na América Latina ficam no Brasil, tanto para aluguel como para compra e venda. Já o local com o custo residencial mais alto é Buenos Aires, capital da Argentina. É o que aponta uma pesquisa do Quinto Andar, que avaliou 12 das cidades mais populosas da América Latina. Clique aqui e confira as cidades brasileiras que são destaque no ranking.

Dezenas de imobiliárias de todo o Brasil participaram, neste final de semana, de uma imersão presencial de dois dias, em Curitiba (PR), que marcou o encerramento da quinta edição do Aluguel Master, programa avançado de certificação realizado pela CUPOLA, principal agência e consultoria do mercado imobiliário brasileiro. O encontro compartilhou soluções e promoveu insights para alavancar a rentabilidade da operação de aluguel. 

Nesta semana, o compartilhamento de conhecimento continua com encontros do Insider Aluguel, mastermind promovido pela CUPOLA que reúne grandes nomes do setor para debater desafios e oportunidades.

Sustentabilidade em pauta. O ESG foi tema de destaque no Summit Imobiliário Brasil 2022, visto que o segmento, incluindo construção civil em geral, contribui com cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa no país. Outro assunto foi a importância da figura de corretores e das imobiliárias para o fechamento de negócios, sendo a tecnologia uma ferramenta para potencializar o resultado dos profissionais mais preparados. 

Acontece nos dias 26, 27 e 28 deste mês o Seminário Brasileiro do Mercado Imobiliário (Sebrami). O evento reúne palestrantes especialistas no mercado imobiliário, com mais de 24 horas de conteúdo, networking e capacitação. Para mais informações e inscrições, basta conferir a página do Sebrami.

A Mirantte, imobiliária da Zona Norte da capital paulista que tem operações no exterior, agora oferece aos clientes uma plataforma de câmbio para enviar ou receber recursos. O foco do serviço é o atendimento de clientes que buscam se mudar para Portugal.

As mudanças no modelo de negócios dos principais portais imobiliários brasileiros são o assunto do podcast Semana Imobi. Nesta edição, o editor do Imobi Report, Michel do Prado, recebe o CEO da CUPOLA, Rodrigo Werneck, para comentar o tema.

Investimento em gestão de pessoas e clima organizacional para alcançar melhores resultados. Estes foram os segredos destacados por Italo Cardinali Filho, CEO da Imobiliária Cardinali, no podcast Modo Avião desta semana. Em conversa com o CEO da CUPOLA, Rodrigo Werneck, Italinho, como é conhecido, fala sobre este tema e também sobre como a imobiliária usou a sazonalidade a seu favor e cresceu com locação universitária.

Como as imobiliárias podem fazer suas próprias pesquisas para definir o score do inquilino? A prática facilita que estas empresas possam moldar sua carteira de clientes. No podcast Imobi Aluguel, o tema da vez é a análise de crédito, e o convidado é Caio Belazzi, CEO do Alpop, fintech especializada em assegurar o recebimento do aluguel.

Mais do que uma simples visita, a experiência de passar um dia morando naquele que pode se tornar o seu futuro imóvel. Na edição desta semana do Imobi Vendas você vai conhecer mais sobre o open house, um modelo de vendas pouco usual no Brasil que consiste na abertura da casa à venda para que potenciais compradores possam conhecê-la de maneira mais intimista. 

Liderança, gestão de equipe e cultura organizacional são alguns dos assuntos levantados por Cézar Haik, diretor de vendas da Cyrela, no podcast Vem pra Mesa. Em conversa com Sergio Langer, Haik também fala um pouco sobre sua trajetória. Ele chegou à Cyrela já como gerente e, em pouco tempo, foi para a diretoria, onde hoje lidera uma equipe de cerca de 100 pessoas, entre corretores e gerentes.

Incorporadoras

Está chegando o IC Lançamentos, conferência totalmente gratuita que vai compartilhar as estratégias de empresas de alto desempenho na incorporação. Quem indicar amigos para participar do evento concorre a benefícios exclusivos. Clique aqui para garantir a sua vaga. O IC Lançamentos tem o patrocínio de Assine.Online, Atta, Cerco, Conecta Lead, Facilita, Katsuki, Olho Mágico e Porto Seguro Bank. Já estão confirmados palestrantes como Glauco Farnezi, CEO do App Facilita, e Flávia Tissot, cofundadora da plataforma Place e sócia do Grupo Ospa. 

Construtoras lançam empreendimentos adaptados para as novas profissões. Além de trabalhos tradicionais que migraram para o home office, as novidades nos imóveis e condomínios atendem a produtores de conteúdo, youtubers, tiktokers, gamers e influencers digitais. Para falar sobre esta tendência, o Imobi Report conversou com a Apto e trouxe cases das construtoras Viewco, Vegus e Mazzini.

A edição de setembro da coluna “De Mudança”, do Imobi Report, trouxe novidades sobre contratações, parcerias e movimentações no imobiliário. A construtora Gafisa e a fintech CTIC apresentaram as mudanças mais significativas. Já a Loft e a proptech Tabas deram importantes passos que podem ditar o ritmo do mercado nos próximos meses. Confira aqui o conteúdo completo.

Há um aumento na procura de emissões de certificados de recebíveis imobiliários lastreados em estoques de imóveis que já ficaram prontos ou estão próximos de serem concluídos por parte das incorporadoras. Esse tipo de operação deve ganhar corpo nos próximos meses e, principalmente, no ano que vem, à medida em que avançam as obras após anos seguidos de lançamentos acima da média histórica do setor – e de crescimento dos estoques.

You rock, baby! A incorporadora do Hard Rock Hotel vai receber R$ 230 milhões de um fundo de investimento coordenado pelo Itaú. O fundo da VCI S.A., que é o primeiro FI em Direitos Creditórios com foco exclusivo no financiamento de seus projetos de multipropriedade imobiliária do país, será usado para financiar a conclusão das obras de Fortaleza (CE) e Ilha do Sol (PR). 

Sob o olhar de atores relevantes do mercado imobiliário do país, o acesso ao crédito é combustível para o crescimento do setor. Essa foi uma das conclusões da 5ª edição do Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias (INCORPORA), evento promovido pela ABRAINC que reuniu grandes incorporadoras e empresas do setor. Cenário político, sustentabilidade e acesso à renda também foram temas tratados com atenção pelos principais agentes do mercado.

Um ano depois de adquirir a startup Apê11, o banco Santander reformula a marca com o objetivo de ganhar espaço na área de compra e venda de imóveis. O banco deu uma nova cara para a startup, apostando na renovação da identidade visual e ações pelas ruas da cidade de São Paulo. O objetivo inicial é ampliar o conhecimento da marca, para depois investir na geração de negócios.

Construtoras de baixa renda seguem na bolsa como uma opção blindada à eleição. Os analistas indicam que a percepção é de que o setor vai se beneficiar independentemente de quem vencer a corrida presidencial, especialmente considerando que um programa de apoio à habitação popular deve figurar como prioridade para ambos os candidatos que foram ao segundo turno. 

1,4 milhão de moradias. Dados do Programa Casa Verde e Amarela indicam que esse é o número de imóveis residenciais que já foram entregues a famílias de baixa renda desde 2019. Ao longo do período, estima-se que 5,6 milhões de brasileiros tenham sido beneficiados pelo programa habitacional.   

Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e sua prevenção, a NEXPE fará uma ação especial em prol do Outubro Rosa. Cada imóvel vendido ou alugado pelas suas empresas (Brasil Brokers, Abyara, Bamberg e Desenrola) durante o mês de outubro se reverterá na doação de um exame de mamografia para o Instituto Protea, ONG que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra a doença para mulheres de baixa re

Techs

Grupos no Facebook se tornam uma das principais ferramentas usadas pelos anfitriões do Airbnb para expor desafios com a plataforma e histórias de hóspedes desrespeitosos. Os hóspedes descontentes, por sua vez, usam mais o Twitter e o TikTok para desabafar sobre todo tipo de questão, das taxas de limpeza até anúncios enganosos.

Quando o assunto é imóvel, o virtual não substitui o real. De acordo com o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, ainda que as plataformas digitais facilitem a jornada do cliente, existe um fator fundamental na decisão de adquirir ou alugar um imóvel que não pode ser substituído pelo mundo digital: a experiência de estar lá

Em uma área de mais de 4 milhões de metros quadrados, entre as cidades de Tijucas e Porto Belo, será construída uma cidade planejada em Santa Catarina. O Reserva Royal, desenvolvido pela Verde & Azul Urbanismo, será o primeiro empreendimento intermunicipal do Estado e um dos maiores do Sul do país. A cidade de Porto Belo, a propósito, quadruplicou sua área construída em apenas 4 anos.

Agilidade e digitalização de processos da construção civil é o maior objetivo da Agilean, startup fundada em 2016 que oferece um aplicativo para a gestão de prazos e detalhes de planejamento, qualidade e custos das obras. Hoje ela conta também com A-VAL, uma assistente virtual capaz de responder dúvidas e entregar informações em tempo real pelo WhatsApp.

Calcário produzido com algas, ladrilho que trata água poluída, tijolo feito de fungo, azulejo de “negro de fumo” e tijolo aspirador são os materiais de construção sustentáveis considerados mais inovadores no mercado. Conheça mais sobre eles aqui.

Mundo

A falta de oferta de imóveis em Portugal é um dos fatores que contribuem para que os preços das casas não diminuam em um futuro próximo. Para quem quer dar o passo de comprar mesmo assim, os especialistas orientam baixar as expectativas: optando por casas menores e/ou longe do centro.

Cansados de esperar pela entrega das chaves e frustrados pela promessa de receber um novo lar no qual investiram todas as economias familiares, compradores de imóveis na China decidiram ocupar as residências mesmo inacabadas. O fenômeno tem ocorrido por dois motivos: extrema necessidade ou para forçar desenvolvedores locais e autoridades a concluírem as obras paralisadas. 

Apê de 7m² em Nova York não tem banheiro e o aluguel custa US$ 650. A locatária é Alaina Randazzo, que ficou famosa depois que o youtuber Caleb Simpson fez um vídeo mostrando o apartamento. A publicação já foi vista por mais de 4,5 milhões de pessoas.

Estamos de Olho

Praias à venda? A sugestão feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que propôs a venda de praias do Brasil para enfrentar os dramas financeiros do País, não encontra nenhum amparo legal, segundo matéria do Estadão. A Constituição Federal, assim como o Código Civil, proíbe a venda das faixas litorâneas, consideradas bens de uso comum. 

Nova lei de preservação do patrimônio poderá abranger mais de 5 mil imóveis em Porto Alegre. O projeto de lei do Executivo, aprovado pela Câmara Municipal no último dia 14, vai mudar a forma como a capital se relaciona com o patrimônio histórico e cultural que integra sua paisagem urbana. Para vigorar, a nova legislação necessita somente da sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB).

Quatro edifícios antigos de SP podem sair do abandono após avanço em desapropriações. Após pressão política e com o número de prédios vazios crescendo na cidade, a prefeitura publicou decreto que inicia o processo de desapropriação do Palacete do Carmo e Palácio dos Correios, o que abre caminho para que futuramente os imóveis voltem a ter uso público.

Proprietários do Holiday, no Recife (PE), dão passo para reivindicar a recuperação do edifício, considerado um marco da arquitetura moderna na cidade. O Holiday enfrenta um processo de degradação que levou à sua desocupação em março de 2019. Enquanto isso, antigos proprietários reivindicam soluções