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[167] Construtechs e proptechs movimentaram R$ 6 bi em um ano, antes de dificuldades com investidores

Muito tem se falado, nas últimas semanas, sobre dificuldades que unicórnios e demais startups estão enfrentando, com a perspectiva de debandada dos investidores, o que pode se tornar um grande obstáculo para a captação de novos aportes. Mas, antes do surgimento desse prenúncio de crise, pode-se dizer que as construtechs e proptechs brasileiras estavam em seu auge, chegando a movimentar cerca de R$ 6 bilhões em um ano. Os dados são referentes ao período entre maio de 2021 e maio de 2022 e foram divulgados pela Terracotta Ventures, junto com o lançamento de seu 6º Mapa de Construtechs e Proptechs. 

O documento ainda revela que houve um crescimento de 13,82% no setor, no mesmo período. Para esta nova edição do Mapa, foram identificadas 955 startups que atuam na construção civil ou no mercado imobiliário. O levantamento ainda traz informações sobre distribuição das construtechs e proptechs pelo Brasil, participação do gênero feminino no setor, entre outras.

Mesmo com a perspectiva de redução dos aportes, não se pode negar que o setor continua em alta. QuintoAndar e Loft continuam sendo os principais destaques. Porém, outros grandes players do mercado imobiliário também estão investindo em tecnologia e inovação, apoiando pequenas startups que estão surgindo para contribuir com o desenvolvimento do ecossistema imobiliário. 

Este é o caso da Lello, que tem investido pesado no setor e acaba de finalizar a escolha de mais 12 startups para participar da segunda edição de seu programa de aceleração. Desta forma, a empresa também caminha para agregar novos serviços a seu portfólio e se posicionar como um player de soluções completas, o que também fez seu faturamento aumentar – em 2021, foram R$ 150 milhões e a perspectiva é de um aumento de 20% para este ano. 

Imobiliárias

Se você se interessa pelo mercado de imóveis de alto padrão, não pode perder a live gratuita do Imobi Report que acontece nesta quinta-feira, dia 2, às 11h. O tema é atendimento personalizado e a convidada é Patricia Judice de Araujo Esteves, corretora alto padrão, sócia da Judice & Araujo e HomeHub (RJ). Cadastre-se aqui para receber o link de acesso.

O momento desafiador do mercado acende o alerta nas equipes de vendas. No alto padrão, quais estratégias estão sendo colocadas em prática para manter o ritmo de fechamentos? A edição desta semana do Imobi Alto Padrão compartilha as práticas das imobiliárias Silvana Carvalho (SP), ONE (RS) e Nogueira (PE). Clique aqui para assinar a série exclusiva do Imobi e experimentar uma semana gratuita.

Ainda no tema alto padrão, o podcast Modo Avião desta semana, Rodrigo Werneck, CEO da CUPOLA, conversa com Graziella Labate, fundadora da Graziella dos Imóveis. Formada em psicologia, ela leva uma abordagem diferenciada para a operação da imobiliária, que hoje conta com um seleto time de corretores focado no mercado de alto padrão na capital de São Paulo. Graziella opera lançando tendências que logo serão abraçadas pela concorrência e aposta na captação exclusiva como caminho para alavancar resultados. 

Desventuras das plataformas imobiliárias são destaque na imprensa. A Folha trouxe o caso de um proprietário que está alegando dificuldades para ser ressarcido depois de alugar um apartamento que foi devolvido cheio de problemas, que vão desde piso queimado até móveis com defeito.

Uma maneira de evitar a formação de bolas de neve deste tipo é a aproximação entre imobiliárias e inquilinos. No Imobi, você pode conhecer melhor as práticas de acolhimento ao inquilino do QuintoAndar em um papo com Rodrigo Rosa, head de Costumer Experience.

Já o Imobi Aluguel desta semana relata os benefícios da manutenção preventiva do imóvel. As imobiliárias devem tomar à frente deste processo, convencendo o proprietário a zelar pelo patrimônio e mostrando o quanto as locações podem ser mais rápidas e lucrativas com investimentos assertivos no momento da desocupação. É benefício para todos: dono, inquilino e administradora.

Clique aqui para acessar o Imobi Aluguel, a principal série de conteúdos focada em locação do mercado imobiliário brasileiro. 

Captação de imóveis foi o foco da última edição do podcast do Imobi Aluguel. O entrevistado deste episódio é Pablo Bueno, sócio-fundador da 61 Imóveis. O executivo da imobiliária de Brasília dá mais detalhes sobre as alternativas de captação dentro de casa, sem grandes gastos. Entre os temas do papo, estão também a política de relacionamento com os fiadores e as vantagens de investir em inteligência de dados.

Os destaques do ICXP Aluguel, realizado neste mês em Indaiatuba (SP), são assunto da última edição do podcast Semana Imobi. Michel do Prado, editor do Imobi Report, e Carlos Simon, editor do Imobi Aluguel, comentam os principais insights e o role play de atendimento trazido no evento. 

A quinta edição do Aluguel Master também foi destaque nesse episódio do Semana Imobi. O maior treinamento para líderes de imobiliárias de locação do Brasil já está com inscrições abertas e traz uma grande novidade para este ano, a inclusão em sua programação de dinâmicas de role play, que são documentários com atendimentos a clientes reais em imobiliárias de destaque no mercado. A capacitação, que terá duração de três meses, ainda vai contemplar outros estudos de caso, fóruns exclusivos e um encontro presencial em Curitiba, além de outras atividades. 

Incorporadoras

A escassez de lançamentos já é uma preocupação no mercado de Minas Gerais. Duas matérias publicadas pelo Diário do Comércio nesta semana detalham a situação no Estado. Na primeira, o Sinduscon-MG traz esse alerta, mostrando o risco de falta de unidades novas para comercialização. Já a segunda explica como a alta dos custos dos materiais de construção provocou essa situação e mostra como esse cenário pode afetar o desempenho neste ano e também nos próximos.

Além de impactar o número de lançamentos de forma geral, a alta nos custos de materiais de construção também está afetando o Casa Verde e Amarela, junto com a queda do poder aquisitivo das famílias. Dados da CBIC divulgados só agora em maio mostram resultados preocupantes: no primeiro trimestre de 2022, os lançamentos do programa sofreram uma redução de 40,4% em comparação com o quarto trimestre de 2021. 

Para tentar conter a queda no desempenho do CVA, o governo federal anunciou que vai aumentar o valor do subsídio para famílias de baixa renda financiarem imóveis por meio do programa. A medida entra em vigor em junho e vale até o final deste ano. O acréscimo será de 12,5% a 21,4%, dependendo da região, renda familiar e tamanho da população do município. De acordo com o jornal O Globo, a medida atende a um pedido do próprio setor imobiliário, já que muitas incorporadoras que atuavam neste segmento deixaram de lançar empreendimentos para o Casa Verde e Amarela devido às condições desfavoráveis do programa. 

Techs

Com a constante evolução na digitalização no mercado imobiliário, muitas empresas do setor estão apostando na criação de aplicativos próprios para otimizar procedimentos e negociações. É o caso da Cury, que lançou dois aplicativos no último ano para facilitar as transações dos corretores e da sua equipe de gestão de vendas. Entre as funcionalidades do app Cury Corretor, estão link direto para análise de crédito do cliente e consulta de pendências e liberações dos processos. Já o app Cury Gestor é voltado para os gerentes de vendas, que podem visualizar seus dados de atendimentos e negociações.

Por meio de parceria com o Grupo Escalar, a startup Apto conseguiu elevar em 21% o número de usuários de Minas Gerais que utilizam sua plataforma em busca de imóveis novos. A comparação levou em conta os dados de 2021 em relação aos de 2020 – no mesmo período, também houve aumento de 43,5% no número de conversões de leads, que é a especialidade do Grupo Escalar.

Criada para solucionar problemas na gestão de comissões de vendas de corretores autônomos, a fintech We Bro Pay foi destaque no portal The Capital Advisor nesta semana. De acordo com a matéria, a startup faturou R$ 1,4 milhão em 2021, seu primeiro ano de operação, e obteve R$ 300 mil de lucro no mesmo período. 

Ainda no universo das fintechs, a Creditú anunciou parceria com a RBR Asset Management para diversificar suas fontes de receitas para oferta de crédito imobiliário para a população. A RBR Asset passa a financiar a aquisição dos créditos de financiamento imobiliário originados e geridos pela Creditú, que serão direcionados para nichos pouco atendidos no segmento, como trabalhadores autônomos, jovens profissionais e pessoas que procuram investir em imóveis e não têm a oportunidade devido às burocracias dos bancos tradicionais.

Outra fintech que atua no mercado imobiliário, a Crediall Tech também acaba de anunciar uma novidade: o lançamento da franquia Crediall Smart. Com investimento de R$ 22.900, a rede permite que seus franqueados possam trabalhar no regime home office, abrir uma agência nos padrões Crediall ou até mesmo adaptar um escritório existente para integrar a franquia. 

Mundo

Airbnb de saída da China. A exemplo de outras plataformas, que decidiram deixar o mercado chinês, a plataforma anunciou que vai encerrar as atividades no país em 30 de julho. Não bastassem o alto custo e a complexidade da operação, o novo lockdown veio como um empurrão definitivo.

Nos EUA, as vendas de casas novas registraram expressiva baixa de 16,6% em abril. A queda foi maior que a esperada, principalmente pela pressão causada pela alta das taxas de hipoteca e também o maior valor do preço dos imóveis.

Estamos de Olho

No mês de junho, a ABMI retoma seus eventos presenciais, com a realização de seu 80º Encontro, que acontecerá nos dias 9 e 10, em Natal (RN), na Abreu Imóveis, comandada por Ricardo Abreu, novo presidente da entidade. No evento haverá apresentação de cases e debates envolvendo dirigentes e colaboradores das empresas associadas, entre outras atividades. 

As movimentações mais estratégicas do mercado imobiliário no mês de maio foram destaque na coluna “De mudança”, do Imobi Report, na última semana. Entre elas, estão contratações na Loft, QuintoAndar, MPD Engenharia e Grupo Patrimar, além de abertura de franquia da Crédito Real em Santa Catarina e filial da Refúgios Urbanos em Santos. Para saber todos os detalhes, acesse o portal

Volta e meia, o assunto sucessão familiar é assunto aqui no Imobi Report. Mas, nesta semana, também foi destaque no jornal Estado de Minas, que publicou um artigo de Eduardo Luiz, CEO da Epar, falando exatamente sobre essa questão. O executivo, inclusive, participou recentemente do ICXP Aluguel e deu uma aula sobre garantias locatícias no palco do evento, promovido pelo Imobi em parceria com a CUPOLA. 

Acompanhando uma tendência do mercado de forma geral, os imóveis mais procurados na 28ª edição do Salão do Imóvel da Ademi-ES foram as unidades de alto padrão. De acordo com a entidade, 31,9% do público buscou imóveis com preços de R$ 601 mil a R$ 1 milhão. Já os imóveis populares do programa Casa Verde e Amarela tiveram apenas 15% de buscas.

No episódio desta semana do podcast Vem Pra Mesa, Sergio Langer entrevista Alessandro Celestino, diretor comercial da Árbore Engenharia. Com experiência de 21 anos no mercado imobiliário, Alessandro foi corretor de imóveis, gerente, até chegar a diretor, tendo atuado anteriormente em empresas como Tenda, Cyrela e Rossi. 

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, agora está comprovado: o Instagram é mesmo a rede social com maior engajamento. A conclusão é resultado de um levantamento da Comscore, que divulgou recentemente os dados do relatório “Tendências e Comportamentos Digitais 2022”. O Instagram contou com 68% de 9 bilhões de interações dos usuários em 2021, segundo a pesquisa. A informação é de extrema relevância para qualquer empresa que esteja presente nas redes sociais, inclusive do mercado imobiliário. Aproveite e siga o Imobi Report no Instagram.