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Softwares imobiliários: integração em alta, captação em baixa

Cada vez mais indispensáveis, os softwares imobiliários ainda têm muito campo para avançar. Enquanto os sistemas de integração estão caindo no gosto das empresas, as soluções de captação deixam a desejar.

Estas são algumas conclusões já levantadas pela pesquisa Panorama de Softwares Imobiliários (PSI), iniciativa da CUPOLA Pesquisa, frente da CUPOLA, hub de inteligência imobiliária com atuação em quatro áreas de negócio: agência de marketing, consultoria de gestão, educação e tecnologia. O objetivo do estudo é coletar respostas de gestores que atuam na locação e venda de imóveis, ajudando a impulsionar a transformação digital do setor.

A pesquisa está em fase de encerramento, mas ainda há possibilidade de participação – clique aqui para acessar. Os respondentes da PSI têm diversos benefícios, como o recebimento em primeira mão um relatório com os resultados gerais do estudo e informações exclusivas sobre os diferentes softwares do mercado

As imobiliárias que responderem a pesquisa na íntegra receberão também 3 meses de acesso gratuito ao Imobi Premium (Imobi Aluguel + Imobi Vendas), o que equivale a R$ 392,50 em benefícios. 

Além disso, a cada 100 respostas completas, todos os participantes também concorrerão a assinaturas temporárias do Dashimob e do ConectaLead, as plataformas digitais da CUPOLA.

Quais são os pontos fortes e fracos dos softwares imobiliários?

A pesquisa, que conta com quase 300 respostas, coletou dados altamente qualificados: entre os respondentes, 80% são sócios, donos ou diretores de imobiliárias. E 71% têm a palavra final na escolha dos softwares a serem utilizados nas empresas.

“Com dados disponíveis, as melhores práticas imobiliárias passam a ser tomadas orientadas por dados e não mais baseadas em achismos ou em crenças, que podem já não serem adequadas à realidade”, explica Rafael Aquino, Head da BU de Tecnologia e Dados da CUPOLA e desenvolvedor da pesquisa.

Embora ainda haja muito a evoluir, os softwares já se tornaram indispensáveis para as imobiliárias que querem prestar serviços cada vez melhores aos proprietários dos imóveis, seus inquilinos e compradores.

Em relação à satisfação com o uso dos softwares, medida pelo NPS, a categoria Captação de imóveis ficou na zona crítica, abaixo de zero ponto. Todas as demais categorias encontram-se na zona da qualidade (entre 1 e 50 pontos), sendo os Integradores aqueles com as melhores avaliações.

De acordo com as parciais do levantamento, os CRMs e os ERPs são os sistemas mais disseminados, sendo os ERPs considerados os mais indispensáveis.

Chama a atenção também o fato de que, embora as Esteiras Digitais, Gestores de Leads e Gestores de Chamados (plataformas omnichannel) ainda não estejam tão popularizados, quem já os têm estão considerando-os indispensáveis ou muito importantes para sua operação.

Por outro lado, os softwares de Captação de Imóveis e as Plataformas de Inbound Marketing são considerados dispensáveis ou pouco importantes, por estarem pouco disseminados em seus processos e dentre as equipes das imobiliárias.

Entenda como a pesquisa funciona

A pesquisa PSI é separada em 8 categorias de softwares: captação de leads, plataforma de inbound marketing, gestão de leads, CRMs imobiliários, integradores entre portais e CRMs, esteira digital, ERP (gestão financeira e de locação) e plataforma de gestão de chamados (atendimento omnichannel). 

Com os resultados em mãos, o próximo passo será cruzar os diferentes perfis de imobiliárias e traçar experiências, pontos fortes, carências e déficits em cada uma das categorias de tecnologias. 

A PSI, iniciativa da CUPOLA Pesquisa, tem como parceiros o GrupoRV, Secovi-SP, Secovi-PR, Creci-DF e Porto, além do Imobi Report e CUPOLA.

Saiba mais sobre a CUPOLA Pesquisa 

A CUPOLA Pesquisa é uma frente que deseja entregar benefícios não apenas aos seus clientes diretos, como imobiliárias e incorporadoras, mas ao ecossistema imobiliário como um todo.

Para a CUPOLA, a PSI vai reforçar sua autoridade na geração de conteúdo relevante para o mercado, além de reunir informações sobre softwares que orientarão melhor os clientes na tomada de decisão. Com isso, haverá também fortalecimento do posicionamento de independência frente aos demais players do mercado. 

Por outro lado, as imobiliárias poderão observar muito mais autoridade pela geração de conteúdo relevante para o mercado. Além de terem acesso a um relatório final, que será entregue com os resultados gerais da pesquisa, e divulgarem sua marca nos conteúdos sobre ela. O prazo final para responder a pesquisa é o dia 5 de dezembro.