Opinião Porque escrevi a descrição do imóvel junto com o proprietário Atualizado 13 de julho de 202011 de março de 2022 AutorBruno Larssen Compartilhar: Como mencionei no meu primeiro artigo, uma das minhas tarefas naInfinity Imobiliária Digital é realizar o cadastro dos imóveis emnosso CRM e, assim, fazer a integração para o site da imobiliária.Quando isso acontece, o anúncio do imóvel passa a conter um link,uma URL que será ativada na sua divulgação. Esse processo me trouxe alguns ensinamentos. E hoje vou falarsobre a importância de falar a língua do cliente, de realizar umatroca de conhecimentos. Algo que eu aprendi praticando o cadastrodos imóveis em divulgação. Certa vez um corretor me entregou a ficha de agenciamento(também conhecida como captação) e verifiquei que se tratava deum edifício entregue recentemente. O tipo do imóvel era um flat, atéo momento ocupado, com mobílias e decorações. Um flat duplex,por sinal. Em Torres (RS), onde a Infinity atua, este é um tipo deimóvel raro, com poucas opções nesse perfil. Quando falo empoucas, estou dizendo que existem no máximo 10 unidades destetipo na cidade. Realizei o cadastro e fiz o primeiro contato com o proprietário, parao agendamento das fotos profissionais. Recebi as imagens e fiz adescrição do imóvel. Aqui temos uma maneira de escrever emprimeira pessoa, como se o imóvel estivesse conversando com ocliente, como neste exemplo. Após todo este processo, eu entãoenvio o link do anúncio para o proprietário, via WhatsApp, para queela possa conferir e saber que o imóvel está ativo no site. Não demorou muito e recebi uma ligação do proprietário. Primeiro ato: ele o elogia o anúncio, que considera eficiente ecriativo. Segundo ato: ele me diz que pesquisou em nosso site todas as opçõesde flats, que encontrou apenas 8 unidades e que gostaria de mudar,anunciar o seu flat duplex como um apartamento.Mudei o anúncio como solicitado e enviei novamente o link. Terceiro ato: o proprietário veio até a imobiliária e pediu paraconversar comigo. Durante uma tarde inteira, descobri que ele tinhaconhecimento sobre SEO e HTML. Ele sabia que colocando o imóvelcomo um apartamento teria mais chances de ser encontrado, pois se existiam poucos anúncios de flats, a busca também era muito menor.Realizando uma pesquisa direta no site e selecionando a opção devalor, do menor para o maior, o seu flat era uma das primeirasopções. Quarto ato: o cliente e eu fizemos, juntos, alterações na descrição doimóvel. Ele me contou sobre seu dia-a-dia e procuramos expressartodos os benefícios do imóvel e da região, deixando mais claro a umfuturo interessado. Não é de hoje que clientes estão preparados, com um conhecimentodo mercado muitas vezes até maior do que os próprios corretores.Neste caso específico, o conhecimento do cliente sobre SEO erainclusive maior do que o meu. E ao ouvir o cliente e construir juntocom ele uma estratégia para a divulgação do seu imóvel, não apenaso imóvel deste cliente performou melhor como eu passei a aplicareste aprendizado na divulgação de outros imóveis. Bruno LarssenHead de conteúdo criativo na Infinity, imobiliária de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A Infinity é case nacional em gestão comercial e humanização do atendimento, criadora do Descubra Torres.