Morada.ai recebe R$ 6 mi em investimentos e planeja alcançar 700 incorporadoras
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A Morada.ai, responsável pelo desenvolvimento da primeira inteligência artificial focada no mercado imobiliário, acaba de receber uma segunda rodada de investimentos, no valor de R$ 6 milhões.
Fundada em Belo Horizonte em 2021, a startup criou a MIA – Morada Inteligência Artificial. A tecnologia realiza um atendimento qualificado aos potenciais clientes de incorporadoras em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana. Ela é capaz de escutar e compreender contatos realizados por meio de áudios e responde com conteúdos em diferentes formatos, como foto, vídeo e texto. Além disso, a MIA pode apresentar imóveis, realiza agendamento de visitas, simulação de financiamentos, simulação de planos de pagamento, aprovação de crédito e coleta de documentos.
A tecnologia desenvolvida pela Morada.ai coleta informações do contato de diversas origens, como portais, plataformas de anúncios, redes sociais e site da incorporadora. Também é integrada com os CRMs (sistemas de gestão de relacionamento com clientes), atualizando as informações na medida em que o atendimento é realizado. A MIA ainda acompanha os clientes com crédito reprovado e recupera leads antigos, facilitando o dia a dia dos corretores.
Atualmente, quase 100 incorporadoras já utilizam a Inteligência Artificial da Morada.ai, incluindo empresas como Direcional, Morar, Patrimar, Cury e Novo Lar. Neste mês, a startup atingirá a marca de 500 mil pessoas atendidas por seus chamados “agentes generativos”, consolidando-se como a maior Inteligência Artificial (IA) do mercado imobiliário. Estima-se que a Morada.ai já tenha participado da comercialização de 4 mil imóveis.
O valor aportado nessa nova rodada de investimentos servirá para impulsionar e acelerar o crescimento do negócio. A intenção é que a empresa alcance, dentro de três anos, 700 incorporadoras em seu portfólio, um crescimento de sete vezes. A Morada.ai já tem registrado um ritmo de expansão intenso nos últimos anos. Só nos últimos 12 meses, a taxa de crescimento supera 400%. Atualmente, as principais incorporadoras do país utilizam a MIA em suas operações.
Estrutura de dados
A Morada.ai não está focada apenas em realizar atendimento com IA, mas também em fornecer uma estrutura de dados capaz de gerar insights e viabilizar estratégias mais avançadas. Isso também possibilita que a empresa ofereça um produto com alto grau de personalização. É possível customizar a “personalidade”, o tom de voz e até o nome da IA.
A solução da Morada.ai também fornece inteligência de marketing, por meio de dashboards inteligentes, onde são apresentadas informações como dados demográficos dos leads que iniciaram a jornada (idade, estado civil, renda, tipo de renda), de onde vieram, em que etapa do funil estão, volume de leads atendidos por dia, volume de agendamentos realizados, volume de leads transferidos, tempo médio de transferência com intenção, entre outros.
O CEO da Morada.ai, Ramon Azevedo, destaca que a solução ofertada pela empresa é completa e proporciona diversos ganhos às incorporadoras. “Oferecemos ao mercado uma solução bem completa, capaz de aumentar o volume e a eficiência das vendas. Além disso, há uma melhoria na qualidade do atendimento e os colaboradores podem estar focados nas atividades com alto valor agregado”, ressalta.
A startup ainda está expandindo os seus serviços para outros estágios da jornada do cliente. Em breve, serão lançados dois novos produtos: um direcionado ao pós-venda – que gera boletos, tira dúvidas sobre empreendimentos, entre outras questões – e outro aos corretores – o Sales, que prestará uma assessoria específica a esses profissionais relacionada aos leads.
Ganhos com a IA
A IA da Morada.ai acelera o atendimento ao cliente, entrega leads qualificados para os corretores e ainda aumenta a eficiência das equipes de vendas. Com a utilização da tecnologia, é possível perceber a melhoria nos índices de conversão em diversas etapas do funil de vendas.
Um primeiro ganho está na taxa de resposta aos contatos. Sem a utilização da solução, o índice de respostas em um primeiro contato dos potenciais clientes é de 45 a 50%. A MIA interage com as pessoas em 3 segundos, em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana. Com isso, esse índice aumenta para 70% dos contatos. Conforme números compilados pela startup, 48% dos usuários do país fazem contato fora do horário comercial. Em São Paulo, 10% das pessoas contatam as empresas de madrugada. Esses dados corroboram com a importância da agilidade nas respostas.
Mais um benefício da IA é o alto padrão de atendimento, uma vez que a tecnologia não fica de mau humor, não comete erros de português e está sempre disponível. Também é possível realizar o atendimento em outros idiomas, o que é frequentemente necessário para imóveis localizados, por exemplo, em Balneário Camboriú (SC). A MIA possui 94% de avaliações positivas, com a média de 4,7 pontos de um total de 5.
A Direcional Engenharia, apontada como a maior construtora do Brasil no ranking INTEC 2024, utiliza a IA da Morada.ai desde a fase piloto. O superintendente de Incorporação da empresa, Eduardo Maia Mocarzel, também destaca o interesse da startup em viabilizar soluções aos seus clientes. “A Morada.ai ouviu muito a Direcional, o seu cliente, e acredito que esse é um ponto fundamental. Uma empresa que quer ter impacto sobre os seus clientes precisa ouvir muito bem qual a necessidade deles. E isso fez toda a diferença para que o nosso projeto se tornasse viável e resolutivo”, ressalta.
P&D
A origem da Morada.ai está ligada a um dos maiores nomes em IA no mundo, o professor Nívio Ziviani. Em 2005, ele vendeu a primeira empresa fora dos EUA para o Google. Iniciativas empreendidas pelo professor, com a participação de seus alunos e parceiros, resultaram na criação da Morada.ai.
A startup conta com um time altamente qualificado e ligado à academia. Os profissionais que trabalham na empresa possuem especialização na UFMG e em Berkley, na Califórnia (EUA), além de terem atuado em instituições como Fundepar Investimentos, Fundep e Fapemig.
A Morada.ia mantém iniciativas de Pesquisa & Desenvolvimento, com pesquisadores bolsistas em projetos de tecnologia e inovação. Uma preocupação da startup é com o desenvolvimento de modelos proprietários, capazes de conferir segurança e uma governança adequada de IA. Por isso, a solução desenvolvida pela empresa é bastante robusta do ponto de vista tecnológico.
Para saber mais sobre a Mia e a Morada.ai, clique aqui.
Esse conteúdo é patrocinado por Morada.ai.
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