Assine o Imobi Report e saiba primeiro as principais notícias do mercado imobiliário

Imobiliária de SC aposta em IA para disputar a atenção do investidor na alta temporada de Balneário Camboriú
Você também pode se interessar:

Imobiliária de SC aposta em IA para disputar a atenção do investidor na alta temporada de Balneário Camboriú

18 dez 2025
Imobi Report
Imobi Report
3 min
Imobiliária de SC aposta em IA para disputar a atenção do investidor na alta temporada de Balneário Camboriú
Crédito: Felicità Imóveis.

Projeção aponta para um impacto direto nos negócios, que deve ter um aumento de 25% no número de fechamento de vendas em comparação ao mesmo período passado.

A Inteligência Artificial deixa de ser exclusividade de laboratórios, grandes plataformas de tecnologia e estúdios criativos para ocupar, de forma silenciosa, um espaço cada vez mais estratégico no mercado imobiliário. Em Balneário Camboriú, o principal pólo do setor no Brasil, a tecnologia passa a ser testada como ferramenta de leitura de comportamento e geração de interesse.

Para se ter uma ideia, uma das principais imobiliárias do litoral catarinense, a Felicità Imóveis, lançou recentemente uma campanha – Verão Felicità –, apostando justamente no uso da IA para adaptar fotos e vídeos de imóveis já prontos disponíveis em seu portfólio. A iniciativa começou neste mês de dezembro e deve seguir até o Carnaval, período que historicamente é considerado o mais aquecido do ano na região, graças fluxo turístico e pelo interesse de investidores e famílias que passam a frequentar a cidade no verão.

No entanto com a campanha, a expectativa, de acordo com o sócio proprietário da imobiliária, Fernando Menon, é que o volume de buscas internas cresça ainda mais e fique acima da média do mercado local neste verão, superando os números registrados no mesmo período da temporada passada.

Ao todo, cerca de 30 vídeos passam por adaptação com Inteligência Artificial, representando aproximadamente 1.000 imóveis — algo próximo de 45% do portfólio total da Felicità, que hoje supera 2.000 unidades. Para Fernando, a escolha dos imóveis seguiu critérios técnicos e operacionais e entraram na campanha apenas imóveis prontos, com material visual compatível com a automação.

“A tecnologia não cria imóveis fictícios nem altera características estruturais. O uso da IA se concentra na inserção de cenas familiares e elementos temáticos leves, com referências ao Natal e ao verão, sempre respeitando a vista, o estilo arquitetônico e a realidade de cada unidade”, pontua.

Após o período natalino, a previsão é que o uso da IA permaneça apenas nos imóveis mais acessados do site, devido à complexidade de aplicar as capas adaptadas em todo o sistema.

IA deve fomentar apertos de mãos

A projeção também aponta para um impacto direto nos negócios: a perspectiva é que haja um aumento de 25% no número de fechamento de vendas em comparação ao mesmo período passado. “Isso deve acontecer principalmente por conta da combinação entre maior visibilidade que a IA deve proporcionar, junto com vitrines bem posicionadas e atendimento 24 horas — que também passa a contar com recursos de Inteligência Artificial”, afirma Fernando.

O atendimento 24h que terá IA, mencionado pelo especialista, é a primeira porta-voz, embaixadora e influencer de uma imobiliária gerada exclusivamente por inteligência artificial. “Ela está ganhando contornos de personagem próprio, com vida própria e que será capaz de humanizar a marca, mas em outro patamar proporcionado pela tecnologia”, conclui Fernando Menon.

Gostou do conteúdo?

O que achou desse texto?

Escreva aqui uma sugestão ou comentário para o nosso time de redação.

Continuar
Obrigado por sua opinião!

Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.

Acesso rápido

Assine e faça parte da comunidade Imobi! É gratuito!

Aproveite as vantagens e benefícios de ser um assinante da plataforma Imobi Report. Acesse os nossos conteúdos exclusivos, receba descontos em eventos e participe das nossas comunidades.

  • Quero saber quais as vantagens que vou ganhar primeiro.

Newsletter gratuita

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do mercado imobiliário