Após captação de imóveis, Captei prepara lançamento de gestor de imóveis próprio
Resumo
Conversamos com o CEO da Captei, Leonardo Gomez, para saber mais sobre a trajetória da empresa e os próximos serviços da startup. Confira.
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Quando Leonardo Gomez decidiu se aventurar de vez no mercado imobiliário, após alguns anos desenvolvendo soluções para uma imobiliária da grande Florianópolis, muita gente considerou a decisão ousada. Mas, como ele mesmo diz, Leonardo e seus sócios gostam de arriscar. Assim, surgia a Captei, uma startup especializada em captação de imóveis e proprietários.
Com pouco mais de um ano de operação comercial, o CEO da Captei mostra que a decisão foi mais do que acertada. Atualmente, a startup já conta com mais de 230 clientes e mais de 1.000 usuários, oferecendo não só a captação ativa, mas também soluções que auxiliam as imobiliárias a aumentar sua carteira de imóveis de forma mais assertiva, como a plataforma para indicações de imóveis e proprietários.
Na entrevista abaixo, Leonardo conta mais da história da Captei e comenta os resultados obtidos por ele e seus sócios ao longo dessa trajetória.
Entrevista com Leonardo Gomez da Captei
Imobi Report: Como sua experiência anterior na área de tecnologia contribuiu para a fundação da Captei, quando você e seus sócios decidiram apostar no mercado imobiliário?
Leonardo Gomez: A Captei surgiu a partir da necessidade de uma imobiliária aqui em Florianópolis. Na época, eu tinha uma empresa de tecnologia e desenvolvi várias soluções para eles. Com isso, percebi que uma das dores mais latentes lá dentro era a captação, que é uma dificuldade em muitas imobiliárias espalhadas pelo país.
Um dos problemas da captação é ter de navegar site por site para encontrar um imóvel necessário para atender alguma demanda de cliente que solicita um imóvel que não está na pauta da imobiliária. Então, acabamos desenvolvendo uma solução para juntar os anúncios em uma ferramenta única. Assim, era só escolher os filtros e o sistema mostrava o imóvel que eles precisavam. Daí surgiu o primeiro MVP da Captei, que na época nem era chamada Captei ainda.
Imobi Report: Depois dessa primeira experiência, como o trabalho de vocês evoluiu para a Captei como é hoje?
Leonardo Gomez: Com esse MVP pronto, começaram a surgir novas demandas, incluindo a principal delas, que era conseguir identificar os proprietários dos imóveis anunciados. Estudamos como as imobiliárias e corretores da região faziam para conseguir estas informações naquela etapa do processo e identificamos algumas coisas interessantes: grande parte destes profissionais recorriam a cartórios de registros de imóveis, prefeituras, porteiros e seguranças de condomínios para poder identificar os proprietários, e assim, conseguir os dados deles. Desta forma, estudamos diversas possibilidades e conseguimos desenvolver uma inteligência para automatizar este processo economizando tempo e dinheiro dos profissionais.
Com meu irmão, que é especialista em big data, decidimos abrir a Captei, para trabalhar com foco na captação ativa. Em fevereiro de 2019, começamos a atuar na região da Grande Florianópolis. Depois, expandimos para outras cidades de Santa Catarina e, em setembro de 2019, chegamos a capital de São Paulo.
Imobi Report: Em menos de dois anos, vocês já conseguiram resultados surpreendentes, com a expansão dos negócios da Captei. Como se deu essa evolução?
Leonardo Gomez: Passamos praticamente todo o ano de 2019 desenvolvendo nossa ferramenta, porque não bastava simplesmente ter as informações dos proprietários, precisava de uma gestão destas informações. Foi assim que nasceu o CRM da Captei, voltado para captação, tornando assim um produto mais completo para captação ativa. Só então saímos para o mercado em meados de setembro do mesmo ano. Neste mesmo período ficamos sabendo da existência do maior evento imobiliário do país, o Conecta Imobi. Trouxemos um novo sócio, da área comercial, pois éramos todos de tecnologia até então. Com dinheiro contado para sobreviver até janeiro de 2020, resolvemos pegar nossas reservas e investir no patrocínio do evento para ter uma stand onde iríamos apresentar nossa solução, certos de que sairíamos de lá com mais de 100 clientes fechados.
Quebramos a cara e quase quebramos a empresa! Não saímos de lá com nenhum cliente novo. A nossa solução foi sensacional e inovadora aos olhos dos participantes do eventos e nossa stand era uma das mais visitadas (se não a mais), porém os preços que estávamos cobrando era totalmente fora do que o mercado podia pagar. Saímos do eventos sem clientes, porém com muitos feedbacks e contatos. Após o retorno, focamos em reformular os planos e estruturar a área comercial, que começou as vendas efetivamente em novembro. Até o final de dezembro de 2019, nossa carteira de clientes já contava com 20 imobiliárias.
Imobi Report: Como os números refletem a ascensão da Captei no mercado?
Leonardo Gomez: Até hoje, nossa conversão é muito boa, nós conseguimos mostrar as dores que as imobiliárias têm e às vezes não conseguem enxergar, e também mostramos como resolvê-las com as nossas soluções, conseguindo assim, uma conversão de quase 70%. Atualmente, contamos com mais de 230 clientes ativos em nossa base e mais de 1.000 usuários. Já estamos com 15 funcionários e pretendemos encerrar o ano com algo em torno de 20, pois estamos com algumas vagas abertas.
Entre captação ativa e plataforma de indicação, já estamos espalhados em 21 cidades do Brasil.
Imobi Report: A partir da captação ativa, vocês desenvolveram outras soluções para oferecer às imobiliárias, para solucionar essa dor. Como foi esse processo?
Leonardo Gomez: Começamos com a captação ativa, que continua sendo o core da Captei, percebemos que esta é uma dor muito grande dentro das imobiliárias, seja ela pequena, média ou grande e até mesmo corretores autônomos. Depois disso, acrescentamos outras ferramentas ao nosso portfólio, mas tudo baseado na captação. Assim, surgiu o CRM, depois os aplicativos de agenciamento, de indicação de imóveis e de vistorias.
Imobi Report: Quais são os serviços que a Captei oferece atualmente?
Leonardo Gomez: Temos a captação ativa, uma plataforma completa de indicação, um aplicativo de vistorias e um aplicativo de agenciamento de imóveis e proprietários. O aplicativo de agenciamento é uma ferramenta que facilita o cadastro dos imóveis pelos captadores e corretores ou até mesmo pelos próprios proprietários, podendo ser customizada de acordo com as necessidades da imobiliária, seja para aluguel ou venda.
Não conhecemos nenhum outro produto que se assemelhe a ele, pois é possível até mesmo assinar a autorização de divulgação daquele imóvel no mesmo link que é enviado ao proprietário, ou diretamente pelo aplicativo. Quando o agenciamento está completo é possível exportar os dados para a plataforma de gestão da imobiliária, quando ele possui apis para integração.
O aplicativo de vistoria, que também surgiu a partir da demanda de uma grande imobiliária que tinha algumas dificuldades com essa área. Muitas imobiliárias reclamam do alto custo para se fazer uma vistoria e isso é facilitado com nosso aplicativo, que também pode ser personalizado para atender as necessidades de cada imobiliária, já incluso nos pacotes da Captei.
Imobi Report: Quais novidades a Captei está preparando para o próximo ano?
Leonardo Gomez: Até o final deste ano, devemos expandir o serviço de captação ativa para outra grande cidade, em 2021, vamos expandir para outras regiões. Mas a maior novidade que temos para o próximo ano é o gestor de imóveis da Captei. Ao longo desse período em que atuamos com as ferramentas disponíveis, sentimos algumas dificuldades de integração com outras plataformas. Isso fez com que tivéssemos vontade de ter um gestor de imóveis dentro da Captei.
Em uma pesquisa interna, muitos clientes relataram que seria interessante ter o gestor da Captei, porque sendo a captação o início do processo, a gestão da pauta seria o próximo passo, e assim, eles poderiam dar continuidade ao fluxo sem precisar sair da nossa ferramenta. Com certeza, vai ser um ganho enorme para as imobiliárias.
Conteúdo produzido pelo Imobi oferecido por:
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