Dicas para vencer o desafio de quitar seu financiamento imobiliário
Resumo
José Luiz Camarero Neto, sócio do grupo Bild e Vitta, dá dicas para a quitação do financiamento imobiliário. Confira o artigo.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Por José Luiz Camarero Neto *
Comprar um imóvel é um grande investimento na vida de muitas pessoas, seja ele casa ou apartamento. Segundo um levantamento do QuintoAndar, 39% dos brasileiros desejam comprar um imóvel em 2023. E para que isso aconteça, geralmente envolve a realização de um financiamento imobiliário. O recurso é uma opção viável para quem não tem o valor total do imóvel à vista, e consiste em um empréstimo concedido pelo banco para a aquisição do imóvel, que é pago em parcelas ao longo de vários anos.
O processo de quitação do financiamento pode parecer um desafio, especialmente quando se trata de um prazo longo e uma dívida alta. No entanto, é possível tornar esse processo mais fácil e menos estressante. Ter em mente um planejamento financeiro e tático, com dicas e metas pode ser um passo para este processo.
Pensando nisso, a primeira dica que acho muito importante é sempre acompanhar a evolução da dívida, o que significa saber o valor total que ainda falta para quitar o financiamento do seu apartamento e o prazo que resta para isso. É importante também acompanhar as parcelas pagas e as que ainda precisam ser quitadas, para ter uma noção clara da sua situação financeira.
O segundo passo é fazer um planejamento financeiro detalhado, identificando todos os gastos e despesas mensais e eliminando aqueles que não são essenciais. É preciso ter disciplina financeira para economizar e investir o dinheiro economizado no pagamento das parcelas do financiamento.
A terceira dica é aproveitar recursos extras, como bônus no trabalho, restituição do Imposto de Renda ou até mesmo uma herança. Esses recursos podem ser direcionados para a quitação da dívida, reduzindo seu valor total e diminuindo o prazo para quitação. Outra possibilidade é renegociar as condições do financiamento com o banco, buscando a redução dos juros ou o aumento do prazo para pagamento. Isso pode aliviar o valor das parcelas e facilitar a quitação.
Por fim, considerar antecipar as parcelas do financiamento é uma opção para quem tem condições financeiras para isso. Esta ação pode reduzir o valor final da dívida e diminuirá o prazo
Quitar o financiamento do seu imóvel pode ser um processo desafiador, mas com planejamento e disciplina é possível alcançar esse objetivo. É importante ter em mente que a quitação do financiamento traz uma sensação de segurança e tranquilidade financeira, além de garantir a propriedade do imóvel sem restrições.
*José Luiz Camarero Neto é sócio diretor das construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
News do Imobi: O sanduíche entre o luxo e o econômico
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
As tendências do mercado imobiliário para 2024
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.