O papel do líder na retenção e desenvolvimento de corretores autônomos
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A retenção e o desenvolvimento de corretores de imóveis representam um desafio ao mercado imobiliário. A natureza autônoma da profissão, que permite aos corretores escolherem projetos e empresas com os quais desejam trabalhar, torna a fidelização desses profissionais uma tarefa árdua para os líderes das imobiliárias.
O diretor de Relações com Investidores da Lopes, uma das principais empresas do setor imobiliário, Cyro Naufel, destaca que a autonomia do corretor, apesar de ser um diferencial da profissão, traz consigo desafios consideráveis para a retenção de talentos. “O corretor, muitas vezes, é imediatista e busca novos lançamentos. A retenção é um trabalho diário de gestão. Quanto mais o líder de vendas escala na hierarquia, menos vendedor ele se torna e mais gestor de pessoas ele precisa ser”, explica Naufel.
Uma pesquisa da Sólides, empresa de tecnologia para Recursos Humanos e Departamento Pessoal, revela que 54,9% dos profissionais concordam que o desenvolvimento e a retenção de funcionários são responsabilidades dos gestores. Já o relatório State of the Global Workplace, da empresa de opinião Gallup, salienta que 70% do engajamento no trabalho está diretamente relacionado às pessoas que estão na liderança.
No mercado imobiliário, especificamente, contar com líderes mais preparados e engajados na retenção dos corretores é fundamental, uma vez que as ofertas de outras atividades, como o trabalho de CLT ou mesmo plataformas como o Uber, são tentadoras para esses profissionais. “O mercado imobiliário é maravilhoso, a gente propicia riqueza e mudança de vida para aquele que se dedica. Como tudo na vida, requer esforço e dedicação, mas é um mercado que oferece uma renda que algumas pessoas não teriam acesso e oportunidade [de outra forma]”, evidencia Naufel.
Nesse contexto, a liderança não está relacionada a apenas conduzir uma equipe de corretores à venda, mas, sim, construir uma relação de confiança que vá além do ciclo imediato de um lançamento. “Não há garantia de que um corretor permanecerá, mas, se ele encontra um líder que inspire e oriente, a chance de ele ficar é maior”, completa Naufel.
O diretor de Relações com Investidores da Lopes, Cyro Naufel, participou do episódio “Digitalização: como a imobiliária pode apoiar os corretores” do podcast Modo Avião, produzido pelo Imobi Report e pela CUPOLA. Ouça mais insights e reflexões sobre o assunto no Spotify ou Youtube.
A CUPOLA também está com inscrições abertas para um treinamento específico sobre Liderança Imobiliária. O programa tem duração de 5 meses e foi desenvolvido para capacitar líderes do setor com ferramentas e ensinamentos essenciais na estruturação de times e na organização de forma estratégica e eficaz. Haverá aulas online, ao vivo, e encontros presenciais em Curitiba, nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2024. Saiba mais!
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