Marketing off-line continua relevante e oferece espaço para inovação
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Após o surgimento da internet e, principalmente, das mídias sociais, o marketing realizado por empresas de todas as áreas voltou-se para o meio digital. Com isso, boa parte do investimento que era anteriormente aplicado em mídias tradicionais passou a ser direcionado aos canais virtuais. Essa estratégia reduz o custo com materiais e facilita a mensuração de resultados. Entretanto, no mercado imobiliário, o marketing off-line continua, sim, tendo um impacto significativo, com espaço inclusive para a inovação.
A coordenadora de marketing da Apolar Franquias, Mayra Mino, explica que campanhas digitais otimizam o investimento, mas falam apenas com uma fatia do público. Já o marketing off-line movimenta a sociedade como um todo, desde o Minha Casa, Minha Vida até o superluxo. “O segredo da Apolar é que o on-line e off-line devem caminhar lado a lado, principalmente quando o público é diverso”, revela.
Mayra explica que mensurar os resultados das ações off-line é uma tarefa bastante difícil, porém, não é impossível. Ela ressalta que o ideal para medir uma campanha off-line é através de links personalizados, como QRcode que levem até uma página de campanha, ou para um número específico de telefone, criando um filtro ativo e objetivo para os leads impactados por determinada ação. “Colocamos outdoors e frontlights em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de divulgar o selo. Após essa ação, o número de angariações de lançamentos subiu 30%”, sinaliza.
A executiva comenta que, a partir de um estudo do departamento de marketing da empresa, foi estimado que, na cidade de Curitiba, a cada 10 minutos de caminhada, há pelo menos 2 placas da Apolar ao longo do percurso. O marketing off-line da empresa ocorre todos os dias, a todo momento e em todos os imóveis. Uma média de 700 novas placas por mês são colocadas em todas as regiões de atuação da imobiliária. “Estimamos que 60% de nossos clientes foram impactados por algum tipo de comunicação off-line”, afirma.
Inovações
Quando se trata de marketing off-line no mercado imobiliário, a primeira coisa que vem à mente são as placas de “vende-se” e “aluga-se”, no entanto a estratégia abrange diversos outros formatos. O diretor de vendas da maior imobiliária de Santo André (SP), a Pantera Imóveis, Rafael Navarro, revela que sua empresa coloca mais de 250 placas mensalmente, mas isso é apenas uma fração da presença física da imobiliária. A Pantera divulga sua marca em padarias, restaurantes, pizzarias, clubes, condomínios e atividades esportivas. “Criamos o nosso próprio mascote, que visita vários eventos da cidade e está presente em sacolas, batecos de torcida e chaveiros de pelúcia”, explica.
Navarro revela que o marketing off-line representa cerca de 60% do orçamento anual da Pantera. Por meio dessa estratégia, também é possível inovar e personalizar a mensagem aos potenciais clientes. “Entendemos que quem não é visto não é lembrado. Dessa maneira, cada investimento é desenhado pelo nosso time de marketing de forma personalizada para cada perfil que pretendemos atender”, afirma o executivo.
Embora a inovação seja mais lembrada quando se tratam dos modelos digitais, as mídias off-line oferecem espaço interessante para a criatividade. Mayra cita que neste ano, durante a campanha de verão que abrangeu todo o litoral paranaense e algumas localidades de Santa Catarina, a Apolar entregou pipas personalizadas aos banhistas. “A comoção foi tão grande que as pipas acabaram e o céu ficou todo amarelo com as cores da Apolar”, comenta.
Diferentes frentes
Diferentes frentes exigem abordagens distintas. Navarro diz que o foco na operação de vendas é mostrar que a Pantera é realmente boa no que faz, por isso implementaram a placa “Vendeu + Um”. Já na locação, a imobiliária exalta a garantia de aluguel e a honestidade atrelada há mais de 40 anos de atuação no mercado. “Nosso marketing funciona muito bem para que clientes entendam a vantagem de comprar, vender ou alugar com a Pantera”, defende.
Mayra diz que a estratégia da Apolar é baseada no fluxo de consumo dos produtos ou serviços. A empresa analisa o foco, tamanho do público e região. Campanhas maiores, que envolvam outdoor ou frontlight, por exemplo, são pontuais, quando o objetivo é comunicar a sociedade sobre algum fato. Esse tipo de estratégia comunica toda a população e não apenas a fatia que consome digital. “O marketing off-line se torna um trunfo importante para a sustentabilidade das nossas campanhas”, explica.
A executiva da Apolar diz que para cada situação existe uma estratégia e um objetivo. A imobiliária já fez comerciais para TV, por exemplo, na pandemia, quando era necessário alcançar um maior número de clientes sem que eles saíssem de suas casas. A empresa também fez campanhas de rádios e um jingle tocado nos intervalos dos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. “Não descartamos nenhuma frente de comunicação, vamos até onde nosso cliente está”, conclui.
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