expansão
DestaquesImobiliárias

Estratégia de expansão imobiliária une empresas do Sul do Brasil

A expansão das operações é uma das principais maneiras das imobiliárias gerarem mais receita. Com foco nisso, está saindo do papel uma parceria estratégica entre empresas de referência no Sul do Brasil.

A gaúcha Crédito Real e a catarinense Brognoli Negócios Imobiliários, que atua em Florianópolis e região, anunciaram que vão trabalhar em conjunto, de olho no crescimento das operações. A parceria foi firmada para os segmentos de seguros, aluguéis e vendas. A colaboração entre as empresas não envolve a troca de participações.

Devem ser lançadas duas plataformas integradas de serviço: uma de locação e outra de seguros. Na área de vendas, a Brognoli deve funcionar como uma espécie de franquia principal da rede Crédito Real para o estado de Santa Catarina. A criação destas soluções está em fase de análises e mapeamento.

Aposta no trabalho conjunto para expandir as imobiliárias

Do lado da Crédito Real, o movimento faz parte do plano de expansão da imobiliária, que nasceu em Porto Alegre há 90 anos. De acordo com a empresa, que já atuava no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o objetivo é ganhar espaço e se posicionar como uma das principais administradoras de imóveis do país.

Segundo Carlos Ruschel, CEO da Crédito Real, a formatação e lançamento de produtos devem acontecer ainda no primeiro semestre. “Estamos unindo expertises e conhecimentos de mercado, que serão compartilhados para uma melhor oferta de produtos e serviços”, destaca. 

Em 2019, a Crédito Real inaugurou o modelo de franchising e avançou com força pelo Rio Grande do Sul. Entre as conquistas da empresa, estão a abertura de dezenas de filiais próprias e franqueadas nos últimos dois anos, além de movimentos como a compra da carteira da Taperinha, tradicional imobiliária da cidade de Santa Maria (RS).

Desde então, a Crédito Real vem apostando fortemente na nacionalização da marca. Neste sentido, chamou atenção a parceria firmada em junho do ano passado com o QuintoAndar, em que as empresas compartilharam seu portfólio de imóveis em ambas as plataformas.

Busca por maior eficiência e escalabilidade

A Brognoli, que tem mais de 50 anos de mercado, possui estrutura robusta, contando com quatro endereços e estrutura de assessoria jurídica, manutenção e reforma de imóveis e incorporações. 

Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli, destacou que os objetivos principais com a parceria são ampliar a rentabilidade, melhorar a experiência do cliente e perpetuar o negócio por meio do modelo de expansão. Com processos centralizados e unificados, a meta é buscar maior eficiência e escalabilidade. “Temos atualmente uma ineficiência no ponto de vista de custo por conta de uma redundância de operações que podem ser unificadas”, diz ele.

Com três grandes frentes para avançar nesta associação com a Crédito Real, Barbosa destaca que estão sendo definidos os pontos em que haverá maior foco. “Soluções focadas e segmentadas são algo referendado pelo mercado de startups. Hoje, cada uma delas executa com maior eficiência processos que, até então, apenas os bancos executavam”.

Somadas, as empresas possuem mais de 30 mil imóveis para locação e mais de 25 mil apólices de seguro, além de acesso a dezenas de milhares de imóveis inseridos no mercado de vendas.