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Divulgação fora da curva: imobiliária tem 95% das vendas originadas do Youtube

Cada vez mais os vídeos ganham espaço na atividade do corretor de imóveis. Se há alguns anos produzi-los era um diferencial no mercado imobiliário, hoje esse tipo de conteúdo é indispensável para vender mais imóveis, atrair clientes em potencial e, mais do que isso, promover a si mesmo ou a imobiliária/construtora em que se atua.

Engana-se quem pensa que somente os vídeos curtos, divulgados no Instagram ou TikTok, podem proporcionar a experiência de geração de vínculo entre o corretor e o cliente, trazendo sensações e levando o comprador a imaginar momentos e experiências ao lado de quem se ama no interior do imóvel. 

Diante da crescente relevância dos vídeos para a entrega de uma experiência completa e imersiva na venda de imóveis, contamos a seguir o case de uma imobiliária que decidiu apostar na ferramenta, mas em um formato não tão clássico assim. Confira! 

Vídeos longos para divulgação de imóveis rurais

Sérgio Henrique de Almeida é diretor desde 2015 da Imobiliária Ibaiti. Ele produz vídeos para divulgação de imóveis rurais na pequena cidade de mesmo nome e em municípios vizinhos do norte do Paraná. 

Diferentemente do caminho mais tradicional na produção audiovisual para as redes, ele começou a atuar investindo em vídeos com 20 a 30 minutos. 

Com o sucesso da estratégia, no entanto, hoje os materiais são ainda maiores: com a média de 1 hora de duração. “Eu criei um modelo de venda pelos vídeos que as pessoas já sabem como funciona. Algumas pessoas só ligam, muitas inclusive de fora do Brasil. Então, perguntam se a chácara é realmente daquele jeito que está no vídeo e já fecham compra, sem nem visitarem pessoalmente”, diz ele.

Imersão em vídeo com atributos não tão usuais 

A verdadeira imersão nas propriedades por meio de vídeos longos mostram, sobretudo, a rotina da família que está vendendo o imóvel rural. Além de atributos que só uma chácara pode entregar. Água de nascente, animais vivendo no local, Wi-Fi e rede de telefonia funcionando perfeitamente e ônibus escolar que passa na frente são alguns exemplos. 

Em seus vídeos, Almeida faz inclusive o meio de campo entre os atuais donos da chácara e os futuros, gerando a conexão emocional necessária para o fechamento do negócio. Em um exemplo, o corretor de imóveis aponta que os proprietários atuais da chácara explicarão sobre o funcionamento da lavoura antes da venda, ensinando os novos moradores a lidarem com o plantio. 

Os argumentos usados para convencer o cliente a comprar definitivamente fogem do padrão que estamos habituados na venda de imóveis. E os resultados, mais ainda: hoje, 95% do fechamento de negócios na imobiliária são originados do Youtube. O canal da imobiliária, por sinal, já superou os 220 mil inscritos, o que corresponde a sete vezes a população da cidade-sede da empresa.

Outras redes sociais são aliadas na divulgação 

“É claro que as outras redes sociais, como os grupos de Facebook e o próprio Instagram, por exemplo, também são fundamentais para que a gente atinja esse resultado. Isso porque eles atuam na alavancagem, trazendo o cliente para o canal da imobiliária, onde eles podem ver um histórico de vídeos e comentários. Então, ainda que tenham essa participação ativa, ainda consideramos o Youtube como motor final da estratégia”, diz Almeida. 

O diretor da Ibaiti mostra que imersão e conexão emocional são ingredientes que, combinados, podem fazer a imobiliária apoiar quase a totalidade de suas vendas em uma única estratégia. Mas é claro que, para isso, a produção deve ser constante e altamente convincente.

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