Imobiliárias

Creci Brasil, novo portal gratuito do Cofeci, aposta nas redes para crescer

Proprietários de imóveis, inquilinos, compradores, imobiliárias e corretores ganham em 2022 um novo espaço de veiculação de anúncios imobiliários, tanto para locação quanto para venda. O Creci Brasil, novo portal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), já está no ar em seu formato repaginado, gratuito e com abrangência nacional.

O Creci Brasil é a ampliação do portal de anúncios imobiliários do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), criado em 2003 e que contava com cerca de 430 mil imóveis cadastrados no Estado de São Paulo. 

Em novembro do ano passado, o Cofeci aprovou junto aos presidentes dos Crecis regionais a nacionalização do portal do Creci-SP. No começo de dezembro, a decisão foi referendada por unanimidade junto aos conselheiros federais do Cofeci, e a entidade deu andamento ao processo de adaptação e planejamento de campanhas de divulgação.

Tornar o portal conhecido do público consumidor – fator primordial para que ele gere negócios às imobiliárias e aos corretores que cadastrarem imóveis para intermediação – é, por sinal, o maior desafio do Cofeci. “A divulgação desse trabalho será feita através de redes sociais. E a gente pretende que cada Creci divulgue na sua base, para o seu cadastro de inscritos, e que esses inscritos possam multiplicar essa informação através de suas redes”, projeta José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP e vice-presidente do Cofeci.

Em entrevista ao Imobi Report, Viana descreve outras funcionalidades do portal do Cofeci e do aplicativo desenvolvido para os corretores e fala sobre a inspiração no MLS (Multiple Listing Services), canal gratuito de buscas que concentra anúncios listados diretamente por corretores – tradicionalmente utilizado nos Estados Unidos. Confira: 

Imobi Report: O objetivo do Creci com a criação de um portal de anúncios imobiliários com abrangência nacional é fazer uma espécie de contraponto gratuito aos grandes portais comerciais?

José Augusto Viana Neto: Não, absolutamente. Até porque esses portais são gigantes, eles têm uma predominância fantástica no mercado. O que nós criamos, e que agora precisamos trabalhar na divulgação, é um modelo de comunicação do corretor com os clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o MLS é uma realidade, mas aqui no Brasil não temos nem um princípio de um canal exclusivo para corretores terem contato com seus clientes. 

Estamos iniciando este trabalho e evidentemente pretendemos que ele cresça e se fixe como o canal oficial dos corretores, proporcionando aos usuários a certeza de que serão atendidos por profissionais identificados, sem perigo de cair na mão de pessoas não credenciadas ou falsários que aplicam golpes pela internet. 

Imobi Report: O portal imobiliário do Creci-SP, que é uma espécie de antecessor do novo portal do Cofeci, já funciona há mais de 18 anos. O que esse aprendizado vai trazer ao portal nacional?

José Viana: É uma experiência já vivida. Desde 2003 nós já temos esse portal imobiliário aqui em São Paulo e agora com essa abrangência nacional acreditamos que ele vá se consolidar. 

Até porque trabalhamos numa ferramenta que tivesse uma linguagem moderna e o mínimo necessário para que a sociedade pudesse utilizá-lo. E também que os corretores pudessem integrá-lo com o seu sistema, para que ao incluir um imóvel lá no site ele automaticamente já esteja no portal imobiliário do Creci. 

Então se ele der baixa lá [no seu sistema], automaticamente a baixa será dada aqui também no Creci Brasil]. Isso é tudo feito no sentido de facilitar, de otimizar o tempo do usuário junto ao cliente.

Não tem como organizar um evento para o mercado imobiliário sem falar de locação. No ICXP, vamos tratar sobre tendências, garantias locatícias, pré-atendimento, portais, entre outros temas. Fique ligado!

Imobi Report: A grande dificuldade do portal do Creci-SP é ser pouco conhecido tanto pelo público em geral como até mesmo pelas imobiliárias de São Paulo. Como será o investimento na divulgação do portal do Cofeci, tanto para o mercado imobiliário quanto para inquilinos e compradores de imóveis? 

José Viana: Nós tínhamos uma dificuldade que era não poder fazer a divulgação porque o número de imóveis cadastrados era pequeno. Aí não poderíamos frustrar o usuário que fizesse a consulta sem encontrar o que procurava. Então nós esperamos até que tivéssemos um banco de dados de imóveis em número suficiente para atender às necessidades da sociedade. Quando chegamos a 400 mil imóveis começamos a fazer a divulgação. 

E daqui para frente a divulgação desse trabalho será feita através de redes sociais. E a gente pretende que cada Creci divulgue na sua base, para o seu cadastro de inscritos, e que esses inscritos possam multiplicar essa informação através de suas redes sociais. 

Imobi Report: Assim como os grandes portais, o Creci Brasil pode no futuro incorporar outras funcionalidades associadas, como oferecer garantias ou vistorias? 

José Viana: Sim, nós vamos ter inúmeros serviços e esse portal faz parte de um aplicativo que estará disponível para todo o Brasil e que já funciona muito bem há mais de um ano. Ele tem inúmeras ferramentas, modelos de documentos usuais em transações imobiliárias, toda a legislação que diz respeito a transações imobiliárias. 

O corretor de imóvel tem ali a sua carteira de identidade e regularidade profissional também na forma digital, e agora nós vamos liberar uma ferramenta denominada “Visita Segura”, pela qual todo condomínio poderá se cadastrar aqui no Creci – nós já temos um cadastro com 58.600 condomínios no Estado de São Paulo. O corretor poderá entrar no “Visita Segura” e agendar as visitas com seus clientes nos prédios. Os síndicos, zeladores e o proprietário do imóvel receberão um alerta de que o corretor está indo naquele prédio tal dia, tal hora, levando tais pessoas. 

Esta ferramenta também possibilitará que o corretor saiba o número de apartamentos de qualquer condominio do País, quantos dormitórios, se tem garagem privativa, ciberespaço, sauna, piscina, salão de festas, enfim, o equipamento que estiver no prédio vai estar disponível, assim como o telefone do zelador ou do síndico para eventual contato.

Outra ferramenta muito interessante que nós já temos disponível é o anúncio do imóvel feito diretamente pelo proprietário no portal do Creci. Esse anúncio gratuito ficará numa página restrita aos corretores de imóveis, para que esse profissional possa entrar em contato com aquele proprietário e fazer a captação do imóvel para intermediar a venda ou locação.

Teremos também páginas exclusivas para anúncios de lançamentos de condomínios e outra para anúncios de loteamentos. O corretor que tiver o cliente para investir num terreno vai ver por essa página todos os loteamentos disponíveis no Brasil, catalogados através da associação das empresas loteadoras, que vão inserir no portal essas informações.

Imobi Report: E quando o portal do Cofeci estará funcionando em sua plenitude?

José Viana Como publicador de anúncios ele já está pronto, funcionando sem problema nenhum. Esta possibilidade de o proprietário anunciar o seu imóvel também já está disponível no nosso aplicativo. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e fazer o anúncio da sua propriedade. Com relação à área restrita para anúncios de condomínios e loteamentos, nós estamos em fase de desenvolvimento, mas logo o serviço estará disponível.

Gostou deste texto? Ele foi adaptado de uma das edições do Imobi Aluguel, primeiro relatório de inteligência do país focado exclusivamente em locação, criado pelo Imobi Report. Em cada edição, o Imobi Aluguel traz um estudo sobre um assunto principal, entrevistas, notícias ligadas ao segmento e indicadores atualizados da locação. Clique aqui para receber o Imobi Aluguel gratuitamente por 7 dias e saber mais sobre o relatório, produzido pela equipe de jornalistas do Imobi Report, com o know-how da CUPOLA, principal consultoria para gestão de imobiliárias do Brasil.