fbpx

Imobiliárias

Conheça a EuAcerto, startup de garantia locatícia

Ana Clara Tonocchi
Escrito por Ana Clara Tonocchi em 19 de agosto de 2021
6 min de leitura
Conheça a EuAcerto, startup de garantia locatícia
Toda semana, no seu e-mail.

Assine gratuitamente a principal newsletter do mercado imobiliário brasileiro.

Uma garantia locatícia facilitada, com taxas competitivas e que possa subsidiar a imobiliária com garantia do aluguel, boa cobertura na rescisão de contrato e apoio jurídico. Esse é o objetivo da EuAcerto, startup de garantia para aluguel que nasceu em Porto Alegre em 2020 e está, aos poucos, conquistando novos mercados.

Conversamos com Douglas Silveira, fundador da EuAcerto, para conhecer mais sobre a empresa. Confira!

Douglas Silveira

IMOBI REPORT: Como surgiu a EuAcerto? 

Douglas Silveira: Além de fundador da EuAcerto, sou proprietário de uma imobiliária aqui em Porto Alegre. Como seguro fiança, nós utilizávamos o sistema de players que já existem no mercado. Mas tivemos alguns entraves com a desocupação: era um valor muito baixo. Foi quando começamos a considerar ter nosso próprio seguro fiança.

Contratei uma equipe para fazer análise de risco, começamos a montar o nosso algoritmo e avaliar o que funcionava, ainda dentro da nossa imobiliária. Passei duas semanas em São Paulo para validar o negócio, percebemos que realmente fazia sentido e decidimos abrir o negócio para fora, em outubro de 2020.

IMOBI: A EuAcerto é filha da pandemia, então? Como foi desenvolver a cultura empresarial nesse momento? 

Douglas: Exatamente, nascemos já na pandemia. Desenvolver a cultura com certeza é um desafio. Uma coisa é você ter a empresa funcionando e ter que adaptar pro home office. Criar a empresa no home office tem outras dificuldades. Todo nosso time foi contratado, treinado e gerenciado em home office. Mas o olho no olho do relacionamento presencial é muito importante, por isso fomos para a modalidade híbrida.

IMOBI: Por que vocês passaram a adotar esse tipo de garantia locatícia na sua imobiliária? 

Douglas: O mercado aqui, principalmente em Porto Alegre, sempre foi muito conservador. Até então, tínhamos garantias locatícias básicas: fiador, seguro-fiança, título de capitalização. Mas começaram a surgir novos players, trazendo um processo mais digitalizado e rápido, através do uso de dados. No nosso caso começamos a buscar alternativas, melhorias. Buscamos facilitar a jornada de locação para proprietário e inquilino.

A EuAcerto vem nesse cenário, com objetivo de fortalecer as imobiliárias para competir nesse mercado de gigantes, para conseguir digitalizar processos, facilitar e agilizar a contratação, garantir o aluguel em dia, por exemplo.

IMOBI: Oferecer o negócio da EuAcerto para fora, não só manter na sua imobiliária, já é um movimento pró-mercado, certo?

Douglas: Exato. É até é uma característica minha, eu trabalhei muito tempo em construtora e sempre tive que exercer esse relacionamento com imobiliárias parceiras. Acredito muito em um ecossistema colaborativo.

Pensando em business, abrir a EuAcerto como um novo negócio foi a oportunidade de atuarmos em mercados que não atuaríamos. Como imobiliária, a gente foca numa cidade, em uma região específica. Então, fortalecemos parceiros e atuamos em cidades no Brasil todo.

IMOBI: Quais são as vantagens da EuAcerto para imobiliárias?

Douglas: O nosso primeiro e acredito que o maior diferencial é que conseguimos fazer o repasse do aluguel em até 48h. Assim que as imobiliárias relatam o problema com o inquilino, fazemos o repasse, uma vez que a ideia é, exatamente, fortalecer a relação da imobiliária e proprietário, garantindo o valor do aluguel. Ou seja, se a imobiliária colocar o vencimento do aluguel até dia 5, consegue garantir para o proprietário o dinheiro na conta até o dia 10. E consegue fazer isso pois, mesmo no caso de inadimplência, nós garantimos o repasse.

Outro ponto é a desocupação. No nosso contrato, oferecemos uma cobertura de até 50 mil reais. Outra vantagem é que temos um time jurídico próprio. Também trabalhamos com pontos que consideramos básicos: análise de risco em segundos, assinatura de contrato digital, acesso totalmente virtual, além de atendimento próximo a cada imobiliária.

IMOBI: E para o cliente final, quais são as vantagens? 

Douglas: O proprietário se beneficia com a garantia de que terá o aluguel sendo pago em dia e, além disso, de que vai receber o imóvel nas condições que entregou. Para o inquilino, oferecemos taxas competitivas, tirando o ruído e o desgaste do fiador. A locação é muito mais rápida: não precisa pagar caução, fazer título ou seguro fiança, pelo qual ele pagaria muito mais. Com a EuAcerto, o inquilino faz um único pagamento, sem depender de ninguém. Oferecemos o pagamento de 7% à vista, no boleto, ou 10% no cartão de crédito.

IMOBI: Quais são os planos para o futuro?

Douglas: Temos atualizações sendo trabalhadas internamente e várias conversas com capital de fora. Nosso objetivo agora é ter mais alcance e estender a atuação do nosso negócio. Hoje, já atendemos São Paulo e Rio Grande do Sul, mas estamos em contato e em vias de atender outras regiões, como cidades no Nordeste.

A longo prazo, temos projetos pensando em antecipação de aluguéis, por exemplo. O nosso objetivo é sempre pensar em novas soluções, que irão se diferenciar e alavancar o mercado, sem alterar o que nos trouxe até aqui: a busca por agilidade, velocidade e processos melhores.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x