campeão de vendas
Dia do Corretor

Como se tornar um campeão de vendas? Conheça a história do corretor Ettore Netto

“Olá, eu sou Ettore Netto, o seu corretor de imóveis”. É assim que o campeão de vendas da A. Yoshii em Maringá, no Noroeste do Paraná, se apresenta para os clientes e seguidores nas redes sociais, utilizando uma estratégia de personal branding bastante conhecida e aplicada por corretores de imóveis em outros países, principalmente nos Estados Unidos. Mas, como foi que Ettore, o “mais maringaense dos paulistanos”, se tornou o campeão de vendas da incorporadora? Para chegar ao lugar onde se encontra hoje, ele passou por muito perrengue, inclusive uma temporada como operário no Japão, um fracasso como dono de restaurante e até a atuação em um musical da Disney no currículo. Todas essas experiências, entretanto, foram imprescindíveis para que Ettore se tornasse um corretor de imóveis de sucesso. De cada uma delas, ele leva um aprendizado diferente. 

Para entender a relação entre todas essas histórias na trajetória do campeão de vendas da A. Yoshii, entretanto, é preciso voltar lá para o ano de 2003. Na época, Ettore tinha 17 anos e, assim como muitos jovens que estão nessa idade, não sabia ainda o que queria para seu futuro, nem mesmo em qual curso se inscreveria no vestibular. “Foi então que a minha namorada da época, que é minha esposa atualmente, me falou ‘Você não sabe o que vai fazer no vestibular, eu também não, meu pai está morando no Japão e lá estão pagando bem, vamos para lá também?’. Para mim, que não tinha nenhum plano melhor, pareceu uma ótima ideia, mas ela aí me disse que tinha uma condição: para entrar no país, tinha de ser descendente de japonês ou casado com descendente. E eu respondi: ‘Não seja por isso! O que a gente precisa para se casar? É só ir ao cartório e assinar? Então, bora!”. 

Foi assim que Ettore decidiu embarcar para uma de suas maiores aventuras da vida, uma temporada de quatro anos no Japão. “Trabalhei muito em fábrica, usina, morei em seis estados e 12 cidades diferentes, rodei o país inteiro”, lembra. Até então, a possibilidade de trabalhar no mercado imobiliário nunca tinha passado pela cabeça de Ettore. No entanto, o corretor afirma que muitas das lições aprendidas lá do outro lado do mundo foram muito importantes para seu trabalho no mercado imobiliário. “Teve uma vez que cheguei meio atrasado na fábrica, uns três ou cinco minutos. Já vim me desculpando, sabendo que estava atrasado, mas aí o chefe, um daqueles japoneses fechados, que quase nunca falam, me disse: ‘Olha, estou vendo que você é jovem. Atraso de 30, 40 minutos é um atraso mesmo, teve algum imprevisto ou problema no trânsito. Mas, cinco minuto é relaxo mesmo, você podia ter acordado mais cedo, se enrolado menos na cama’. E isso me marcou muito. Até hoje, levo horário muito a sério, principalmente com os meus clientes”. 

Início da carreira como corretor de imóveis em Florianópolis

De volta ao Brasil, Ettore decidiu se aventurar no setor gastronômico, abrindo um restaurante no bairro de Jurerê Internacional, em Florianópolis, conhecido por suas várias mansões à beira-mar. “Logo que cheguei, fui fazer um curso no Sebrae, pensando ‘vou empreender, vou fazer e acontecer’. Foi aí que surgiu a oportunidade de abrir uma franquia de restaurante lá e eu topei, mas não tinha um pingo de know-how na área. E aconteceu o que era esperado (risos): a gente faliu, perdeu todo o dinheiro, quando passou a ótima temporada de verão e o movimento despencou no inverno gelado de Floripa”, conta. Mas, foi justo nesta época que o mercado imobiliário apareceu na vida de Ettore pela primeira vez. “Do lado do restaurante, tinha uma imobiliária bem tradicional de lá e o cara me chamou para trabalhar com ele. Passei algum tempo conciliando as duas atividades, depois fechei o restaurante e continuei lá”, explica.

Foi em Jurerê Internacional que Ettore começou a conhecer e entender um pouco mais sobre imóveis de alto padrão, que se tornariam sua especialidade anos mais tarde. Atualmente, o campeão de vendas da A. Yoshii chega a vender casas de até R$ 5 milhões e sua média vai de R$ 35 milhões a R$ 50 milhões por ano em vendas. Mas, antes disso, Ettore ainda passou por algumas experiências inusitadas em sua carreira profissional, como uma participação em um musical da Disney. “Depois de um tempo em Floripa, decidimos voltar para Maringá. Minha esposa estava grávida e a gente precisava de dinheiro, pois eu ainda estava começando minha carteira de clientes em Maringá, quando fui procurado por um cara que estava montando um musical da Disney. Como eu já tinha trabalhado como modelo, a dona da agência disse pra ele que me conhecia e que eu tinha o perfil que ele estava procurando”, relembra. 

A turnê durou alguns meses, período no qual Ettore cantava, dançava e até empurrava carruagem quando necessário. “Como experiência, foi uma época maravilhosa, que me ajudou muito a fazer vídeos. Foi um pouco depois disso que comecei a produzir conteúdo audiovisual para as redes sociais, para anunciar os imóveis que estava vendendo, que é uma coisa que ninguém fazia até então”. Ele conta que a ideia de gravar vídeos para seu canal no Youtube e outras redes sociais e a criação de seu slogan “Ettore Netto, o seu corretor de imóveis” foram inspiradas em estratégias que ele observou em viagens ao exterior. “Tem gente que diz que sou mala, que isso tudo é brega, mas aí eu mostro as fotos que tirei nos Estados Unidos, mostrando um corretor de imóveis dos Estados Unidos que plotou o rosto dele em um ônibus. E falo que eles vão ver como vai dar resultado quando eu colocar um outdoor com o meu rosto por aí, como já fazem em Balneário Camboriú! (risos) Eu trago muitas referências lá de fora, eles trabalham muito o nome do corretor”, analisa.  

campeão de vendas

Campeão de vendas por anos consecutivos

A experiência no Japão, o compromisso com os horários, a habilidade ao falar em público e gravar vídeos, as inspirações estrangeiras e o conhecimento do mercado de alto padrão foram alguns dos ingredientes que fizeram com que Ettore se tornasse o campeão de vendas da A. Yoshii. Mas, certamente, o principal deles foi a sua simpatia e habilidade em “puxar papo”. “Em vez de já levar o cliente para ver o decorado, quando ele chega, eu levo para tomar um café e bater papo. Eu gosto das pessoas. Sei que está na moda falar isso, mas da minha parte, é genuíno. Minhas vendas geralmente acabam sendo consequência disso”. Mas, sobre o que ele tanto conversa com os clientes? “Tem gente que diz que corretor de alto padrão tem de frequentar as rodas sociais, andar de carro importado, mas eu não vejo desta forma, eu acho que você tem de ter o mesmo capital intelectual do seu cliente. Eu gosto de beber vinho, já viajei algumas vezes para o exterior, então sempre encontro um assunto em comum. Aí, quando o cliente está maduro para compra, ele lembra de mim”, explica. 

De acordo com Ettore, já tem alguns anos que ele poderia ser o campeão de vendas, mas isso só aconteceu de fato nos últimos dois anos. “Foi totalmente orgânico eu me tornar campeão de vendas. Desde que entrei, eu sempre fiquei entre os três primeiros, mas acabava não sendo o campeão porque não sou organizado e não registrava algumas informações no sistema. Como a competição é por pontos, porque a A. Yoshii é uma empresa muito organizada, acabavam tirando pontos meus por causa disso. Mas, depois, contrataram uma secretária para organizar essas informações, porque não era só eu que não preenchia. Então, me tornei o campeão nos últimos dois anos (2018 e 2019)”, conta.