iOS 14
Inovação

Como o iOS 14 pode afetar seus resultados de marketing digital imobiliário?

A última atualização do sistema operacional da Apple – o iOS 14 – além de implementar novas funcionalidades e renovar o design, deve impactar os resultados de marketing digital. Com o crescente movimento pela proteção da privacidade das informações pessoais, apoiado pelo Marco Civil da Internet e pela LGPD, até as gigantes da internet, Google e Facebook, estão modificando a forma como coletam dados e rastreiam o comportamento dos usuários na internet. Essas alterações aprimoram a experiência de navegação e permitem que os usuários tenham controle sobre seus rastros digitais, garantindo mais privacidade e segurança na web. Contudo, restringem o alcance e as possibilidades de segmentação dos anúncios online em plataformas como Google e Facebook Ads. Continue lendo para entender como os resultados de marketing digital da sua imobiliária podem ser (e, provavelmente, já estão sendo) afetados pelo iOS 14.

Você permite que seus dados sejam coletados?

“Ao continuar a navegação, você concorda com a nossa política de privacidade.” Essas mensagens, agora presentes em praticamente todas as páginas, solicitam o seu consentimento para coletar e utilizar seus dados conforme as políticas de privacidade de cada site. A partir do iOS 14, todos os aplicativos devem exibir mensagens similares, solicitando autorização para rastrear seus movimentos.

IOS 14

Fonte: https://www.apple.com/br/ios/ios-14/, https://developer.apple.com/app-store/user-privacy-and-data-use/ 

Com isso, a Apple irá restringir ou proibir a coleta e o compartilhamento dos dados de pessoas que não concederem a permissão. De acordo com relatório da Flurry, plataforma que mensura estatísticas de aplicativos, nas primeiras três semanas da implementação do iOS 14, apenas 15% dos usuários permitiram a coleta de dados. 

Como os anúncios online de imobiliárias e incorporadoras serão afetados?

Hoje, tanto o Google quanto o Facebook, as maiores plataformas de anúncios online, têm uma enorme quantidade de informações sobre os usuários: sua faixa de renda, em que setor trabalha, se é inquilino ou proprietário, se procura imóveis residenciais ou comerciais, para venda ou locação… Essas informações são aprendidas conforme o usuário faz buscas na internet, curte páginas, segue pessoas. E os anúncios são direcionados aos potenciais clientes da imobiliária ou incorporadora com base nesses interesses ou comportamentos. Com a limitação do rastreamento, essas bases de dados ficarão mais escassas e os anúncios, menos personalizados.

Audiência reduzida

Dependendo do sistema operacional dos usuários e da configuração escolhida por eles, o número de pessoas alcançadas pelos anúncios de imóveis pode reduzir drasticamente, principalmente em campanhas de remarketing. 

Relatórios menos precisos

O rastreamento das ações dos usuários dentro do site será menos preciso e detalhado. Comportamentos como clicar em um botão ou realizar um cadastro no site, e informações como gênero, idade e região podem ser omitidas dos relatórios. Anúncios de geração de cadastros e conversões, por exemplo, podem exibir resultados diferentes dos efetivamente registrados no site.

Anúncios mais caros

Algumas modalidades de anúncio ficarão mais caras, em especial as que têm públicos hipersegmentados, de alto padrão e/ou de fundo de funil. 

Queda de performance

Com o alcance reduzido e a alteração do rastreamento, é possível que haja uma queda geral, porém temporária, das métricas de sucesso – tráfego, alcance, cliques, cadastros, conversões.

Como preparar minha imobiliária ou incorporadora para as atualizações pós-iOS 14?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que essas alterações são limitadas aos usuários de dispositivos da Apple – mas são tendência no cenário digital e, em breve, poderão ser adotadas por outros sistemas. Para ajudar a contornar os impactos do iOS 14 e preparar sua imobiliária ou incorporadora para os novos formatos de rastreamento e anúncio online, listamos algumas ações:

  1. Garanta que seu site esteja em conformidade com a LGPD;
  2. Ajuste as configurações das suas contas de anúncios conforme as novas políticas de coleta de dados para que suas campanhas não sejam interrompidas;
  3. Diversifique seus formatos e canais de anúncios;
  4. Tenha metas e objetivos claros para suas campanhas de marketing;
  5. Implemente ferramentas próprias de acompanhamento dos dados;
  6. Invista em conteúdos que tenham valor para seu cliente.

Leia também: LGPD e o mercado imobiliário: adequação à lei ganha caráter de urgência com a proximidade das sanções.

Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira é desenhista industrial e trabalha há mais de 7 anos com mídias online. Nos últimos 4 anos, atendeu imobiliárias e incorporadoras em agências e in-house e, hoje, é Analista de Mídia na CUPOLA.