João Paulo, o corretor de imóveis em Rio Branco que abriu as janelas do Acre ao marketing digital
Resumo
João Paulo Macedo concilia as profissões de bombeiro e corretor de imóveis em Rio Branco no Acre, com presença nas redes. Confira!
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Qual a relação entre a profissão de bombeiro e a de corretor de imóveis? Para muita gente, pode não haver qualquer paralelo entre as duas. Mas, para João Paulo Macedo, essa aproximação faz muito sentido. Afinal, há três anos, o corretor de imóveis de Rio Branco, no Acre, concilia as duas profissões e ainda conseguiu tempo para se tornar referência no mercado imobiliário no Estado, quando se fala em marketing digital. No Acre, mesmo com pouco tempo no mercado, pode-se dizer que João Paulo já é “o cara”.
Da vida de bombeiro, ele leva duas grandes lições para o mercado imobiliário: a dedicação ao trabalho e o comprometimento com os horários. “Tudo isso são habilidades que eu já trazia comigo por causa da minha criação, mas, como bombeiro, se intensificou ainda mais essa questão de se doar ao trabalho, às pessoas, e de cumprir horários, um elemento muito importante no serviço militar”, conta o corretor de imóveis.
De bombeiro a corretor de imóveis em Rio Branco, no Acre
Aliás, foi o trabalho como bombeiro que possibilitou que João Paulo conseguisse realizar o sonho de se tornar empreendedor. A estabilidade da profissão fez com que ele tivesse condições de voltar ao mercado imobiliário em 2017 (já tinha feito estágio na área em 2009). Nesse retorno, o corretor de imóveis já pensava em ter sua própria empresa mais adiante, sonho que está sendo realizado em 2020, quando ele inicia uma sociedade em uma imobiliária da cidade.
“Passei dois, três anos me dedicando somente ao Corpo de Bombeiros, mas lá a gente tem uma escala de 24h/72h, o que me deixava com três dias ‘livres’. Então, quando já estava mais tranquilo, tinha mais estabilidade, decidi retomar os planos de empreender. Essa oportunidade surgiu no começo do ano, quando fiz uma proposta de sociedade em uma imobiliária com a qual eu já tinha parceria”, relembra. A nova sede da imobiliária Hoouse Imóveis Únicos, já com João Paulo como sócio, deve ser inaugurada em setembro.
Experiência como corretor autônomo
Como corretor de imóveis autônomo, um dos grandes feitos de João Paulo foi ter conseguido realizar uma venda “quase impossível”. “Era um imóvel que já tinha passado um ano em outra imobiliária e mais um ano comigo, mas não tinha nem visita, pois era mais antigo e caro, que só poderia ser comprado por um tipo bem específico de cliente, pelo valor e pelo tipo de imóvel. Então, fui mostrar um terreno para um cliente e, conversando com ele, descobri que ele era vizinho desse outro imóvel e resolvi mostrá-lo a ele. O cliente fez a proposta para o imóvel em questão no mesmo dia. E, somente meses depois, fechou o negócio do terreno comigo também”.
Nessa época, o corretor de imóveis de Rio Branco ainda trabalhava com uma moto do tipo scooter, o que proporcionou alguns perrengues, principalmente em dia de chuva ou quando o cliente achava que ele poderia dar uma carona no dia da visita ao imóvel. “Tinha muita gente que achava que eu tinha que levar o cliente para visitar o imóvel. Não é uma obrigação, mas era uma prática muito comum aqui, na época. Só que eu não tinha como fazer isso por causa da moto. Mas, nunca tive vergonha por causa disso, faz parte da minha história”, garante.
Marketing digital como diferencial
A realização do sonho de se tornar um empreendedor, entretanto, só veio após três anos de muita dedicação ao mercado imobiliário. Ao longo desse período, o grande diferencial de João Paulo foi sua facilidade em trabalhar com ferramentas de marketing digital, que poucas imobiliárias do Acre utilizavam até então. “Comecei com mídia off, lá em 2017 ainda, com um anúncio em jornal para o Alphaville, que eu mesmo banquei e me deu muito trabalho porque tive que conversar com a equipe de marketing deles para poder colocar a minha foto na peça, o que era uma novidade no mercado e foi uma ação muito elogiada na época”, conta.
“Logo em seguida, fui para o Conecta Imobi pela primeira vez, conheci muitos corretores diferenciados e comecei a segui-los nas redes sociais, migrando minhas divulgações para Facebook e Instagram. De todo o pessoal que trabalha no mercado imobiliário aqui em Rio Branco e em todo o Acre, só eu e meu sócio fomos ao evento. Eu fui primeiro, depois meu sócio foi porque indiquei e, neste ano, iríamos todos da imobiliária, já tínhamos comprado os ingressos. Os contatos que fiz naquele evento de 2017 me abriram a mente para o marketing digital e comecei a me inspirar nesses corretores que conheci para trazer novidades para o mercado em Rio Branco e em todo o Acre, comoCredpago e seguro-fiança”, afirma.
Como precursor no marketing digital para mercado imobiliário no Estado, João Paulo diz que já se tornou referência no assunto no Acre, inclusive entre as imobiliárias maiores. “Ninguém aqui trabalhava com marketing digital na época, mas eu decidi me especializar nisso, pensando na experiência do meu cliente. Eu faço tudo sozinho, edito, coloco trilha, faço transição. Pouca coisa, dependo de designer gráfico, mas ainda quero chegar a um momento em que eu tenha condições de contratar um profissional para fazer tudo isso ainda melhor. Ainda assim, muita gente começou a copiar o que eu faço. Então, dá para dizer que eu trouxe a realidade de outros Estados para cá, senão ainda estaríamos vivendo em um mundo paralelo”, conclui.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Imobi explica: expressões do mercado financeiro
Inovação e colaboração: Apê11 anuncia reposicionamento no mercado imobiliário
Imobiliárias celebram cenário positivo para o mercado no 82º encontro da ABMI
Agenda de lives e eventos online do mercado imobiliário em agosto
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.