DestaquesImobiliárias

QuintoAndar e Crédito Real firmam parceria: saiba detalhes de como a operação vai funcionar

Menos de um mês após o lançamento oficial da Rede QuintoAndar, a empresa dá mais um passo importante em sua estratégia de expansão, ao anunciar parceria com uma das imobiliárias mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Crédito Real. Por meio dessa operação, o unicórnio se posiciona de maneira mais agressiva em uma das praças mais disputadas do mercado brasileiro, que é Porto Alegre. 

A parceria entre QuintoAndar e Crédito Real ocorre poucas semanas após o anúncio de outra parceria de peso na cidade, entre Loft e Auxiliadora Predial, concorrente direto da Crédito Real. Isso posiciona a capital gaúcha como o novo território de disputa  entre os unicórnios, como já tinha acontecido em Belo Horizonte no ano passado.  

Na parceria QuintoAndar e Crédito Real, haverá compartilhamento de portfólio entre as duas empresas e, portanto, os imóveis da Crédito Real serão disponibilizados na plataforma do QuintoAndar, assim como os imóveis da startup serão publicados na plataforma da imobiliária. Juntas, as empresas possuem mais de 130 mil imóveis à venda. A parceria, entretanto, se restringe ao segmento de compra e venda, não incluindo o segmento de locação, o carro-chefe da Crédito Real e também do QuintoAndar até o lançamento da Rede. 

Em entrevista ao Imobi Report, Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar, e Carlos Eduardo Ruschel, CEO da Crédito Real, contaram mais detalhadamente sobre como vai funcionar essa operação. Confira: 

Imobi Report: Como se deu a aproximação das duas empresas e quais os objetivos de Crédito Real e QuintoAndar com esta parceria?

Gabriel Braga: Com a Rede, queremos expandir nossa operação e levar nossas experiências para imobiliárias do Brasil inteiro. E o foco principal disso tudo é melhorar a experiência do cliente final. Se alguém está procurando um imóvel, o sonho é que consiga ver todos os imóveis na mesma base. E para quem está vendendo imóvel, tem que ter o máximo de liquidez possível. O QuintoAndar vinha auxiliando os clientes nesse processo, mas com alguma limitação. Quando a gente abre essa rede e trabalha em parceria com outras imobiliárias, aceleramos muito esses benefícios, tanto para demanda quanto para oferta. Começamos a Rede em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e agora chegou a Porto Alegre, que sempre foi um mercado muito interessante para o QuintoAndar. Especificamente com a Crédito Real, é interessante lembrar que a gente já se conhece há muito tempo, existe uma afinidade de valores, de visão de mundo, de percepção de para onde o mercado imobiliário vai. Em junho, vamos começar a operar conjuntamente em Porto Alegre. Para a gente, é muito importante ter como parceira uma empresa de tanta relevância e credibilidade como a Crédito Real. 

Carlos Eduardo Ruschel: Apesar de a Crédito Real já ser bem conhecida aqui no Rio Grande do Sul, por sua atuação com compra e venda e administração de condomínios, já tem alguns anos que a gente está pensando nesse processo de expansão da empresa, que começou com o modelo de franchising – atualmente, temos 58 franquias. Mas, durante esse processo, foram surgindo alguns desafios que o mercado trouxe e percebemos que seria interessante trabalhar com a colaboração e cooperação de outros players para a oferta de imóveis, em especial o QuintoAndar, complementando as expertises das duas empresas. Com essa novidade que estamos lançando hoje, com certeza vamos trazer uma melhor oferta de serviços para os nossos clientes, principalmente na quantidade de imóveis que as duas empresas podem prospectar para esse mercado. Existe uma complementaridade de valores, que a gente identificou durante esse período de negociação. E, do nosso lado, como uma empresa regional, esse movimento de nos associarmos a uma empresa de relevância, importância e qualidade do QuintoAndar, certamente vai trazer melhores produtos e melhores serviços. Essa é a nossa intenção com a entrada na Rede, sempre buscando qualidade nas entregas. 

Imobi: Tanto QuintoAndar quanto Crédito Real têm história no segmento de locação, mas a parceria vai se concentrar somente no segmento de compra e venda. Há perspectivas de ampliação desse escopo, para contemplar o segmento de locação também? 

Gabriel: A Rede é focada só em compra e venda, mas é só um primeiro passo. A gente imagina que, conceitualmente, poderia ser aplicada ao aluguel também. Mas, esse é um segundo passo, que a gente ainda tem que costurar para definir como vai funcionar, inclusive com outras imobiliárias que são parceiras dentro da Rede. Então, por enquanto, só compra e venda mesmo, mas é possível que a gente evolua para outros produtos e serviços, sim. 

Carlos: Quando se fala em colaboração, identificamos claramente que, no segmento de compra e venda, da forma como a operação acontece, a parceria pode ser positiva tanto para os clientes quanto para as empresas. Existem outros segmentos de mercado em que as duas empresas atuam e, à medida que for se consolidando essa aproximação, essas oportunidades podem acontecer. Cabe aqui um “pensar juntos”, sem ter algo especificamente pré-definido por antecipação.   

Imobi: Na prática, como a parceria vai se dar? Haverá o compartilhamento do inventário de imóveis disponíveis para venda? O QuintoAndar terá um time próprio de vendas em Porto Alegre? 

Gabriel: O QuintoAndar vai continuar atuando como sempre, assim como a Crédito Real vai continuar atuando como sempre. O que passa a existir agora é uma interseção através da Rede QuintoAndar. Por meio dessa Rede, a gente compartilha os estoques de imóveis, sem duplicação. Então, o imóvel que o QuintoAndar captou, ele compartilha por meio da Rede com a Crédito Real. E a Crédito Real, por sua vez, faz a mesma coisa. E essa base de dados compartilhada passa a ficar disponível para todos os clientes. Então, o cliente que chegar pelo QuintoAndar vai acessar os imóveis do QuintoAndar e também dos parceiros; e os clientes que chegarem pela Crédito Real também podem acessar todos esses imóveis. 

Carlos: Olhando pela visão do cliente, o cliente vendedor passa a ter uma visibilidade muito maior do imóvel que está sendo colocado para venda; e o cliente comprador passa a ter muito mais opções do que ele tem hoje, com as redes separadas. Então, esse compartilhamento cria melhores condições para os clientes nas duas frentes, com duas empresas que têm uma rotina de trabalho muito sedimentada e muito clara nos processos de compra e venda. Isso está sendo uma soma de esforços, fazendo com que a experiência seja melhor, a velocidade de venda seja mais rápida e as opções de compra sejam mais abrangentes para os clientes. 

Imobi: Como a Rede QuintoAndar está estruturada para apoiar as imobiliárias parceiras? Há um time de apoio dedicado?

Gabriel: O que a gente toma como mais importante é como vai ser a experiência do cliente e esse cliente quer que a experiência dele seja a mais fluida possível. Independentemente de ele estar lidando com a Crédito Real ou com o QuintoAndar, o importante para ele é fechar aquela transação, aquele acesso à casa que ele tanto sonhou, da maneira mais fácil e conveniente possível. Então, a gente parte disso e vai construindo esses processos em conjunto, mas para isso é preciso que as empresas estejam muito alinhadas uma com a outra, que os sistemas conversem bem, que as equipes sejam treinadas conjuntamente, para que os clientes não percebam tudo isso que está acontecendo nos bastidores. Da nossa parte, temos, sim, uma equipe nossa dedicada a ajustar esses processos, entender as peculiaridades desse processo, quando a gente está em colaboração com outras empresas e ir evoluindo isso ao longo do tempo. 

Imobi: Além da Crédito Real, a Rede QuintoAndar terá outras imobiliárias parceiras em Porto Alegre? Ou haverá exclusividade com uma única empresa na capital gaúcha? 

Gabriel: O nosso conceito é de que cada membro agrega para a Rede. Então, o QuintoAndar traz algumas coisas para a mesa, assim como a Crédito Real também o faz, além de outros parceiros da Rede, que ajudam a melhorar a experiência do cliente final, que é o mais importante. A gente entende que a nossa aspiração e também da Crédito Real é de que outras empresas façam parceria com a gente, o que reforça esses princípios básicos que a gente acabou de descrever. Dito isso, é muito importante para a gente como Rede ter um parceiro âncora como é a Crédito Real. É uma empresa que tem décadas de existência, uma marca muito forte, uma credibilidade muito forte, que tem interesse em expandir, por meio do modelo de franquias. Assim, a gente entra como uma plataforma que permite isso a eles, assim como eles dão apoio para a gente em segmentos em que ainda não somos tão presentes. 

Carlos: A minha visão é de que estamos na era da colaboração. Não dá mais para enxergar o mercado como reserva de mercado. Isso me parece uma coisa ultrapassada já, pois o que a gente deveria buscar é que o cliente tenha as melhores ofertas e possibilidades de compra, do que só ficar preservando mercado. Quem manda é o cliente, não nós; e esta é uma visão que a gente compartilha. 

Imobi: Além de Porto Alegre, São Paulo, Rio e Belo Horizonte, quais os planos de expansão até o final deste ano? E, no caso da Crédito Real, qual o projeto de crescimento da imobiliária?

Gabriel: Ainda não podemos divulgar muitas novidades sobre a expansão da Rede. Mas, hoje, estamos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e agora em Porto Alegre, então, por enquanto, queremos fazer funcionar nesses locais. De qualquer forma, a Rede ajuda o QuintoAndar a acelerar mais rápido e se tornar mais escalável e também ajuda que parceiros como a Crédito Real alavanquem a sua própria expansão. 

Carlos: No nosso caso, quando falamos em expansão, a gente teve uma aceleração bem grande neste ano e hoje estamos com aproximadamente 60 mil imóveis na carteira e 760 corretores. Além de Porto Alegre, estamos presentes no interior do Rio Grande do Sul e agora também em Santa Catarina – Florianópolis, São José e Garopaba. E ainda estamos lançando uma semente lá em São Paulo, mas estamos iniciando o processo. Nossa decisão de expansão é através do modelo de franquias, nas praças que nos interessam, e da complementariedade de presença digital ofertada pelo QuintoAndar, que traz a sinergia entre as duas empresas. Apesar de trabalharmos no mesmo segmento, as propostas se complementam. 

Imobi: Como foi a tomada de decisão de uma empresa de quase 90 anos de história para embarcar em um projeto novo como a Rede QuintoAndar?

Carlos: Apesar de a gente ter 90 anos, eu vejo a Crédito Real como uma startup, do ponto de vista da compreensão das necessidades do mercado. Eu acho que qualquer empresa, de qualquer idade, que hoje não se comporte como uma startup no raciocínio, com certeza vai estar condenada. E essa nossa aproximação com uma empresa como o QuintoAndar, que, por sua vez, eu já não vejo tanto como startup, pois já é uma empresa sedimentada, com proposta de valor muito clara, nos complementa. E nós tivemos a sorte de as pessoas envolvidas encontrarem alternativas que atendessem as duas empresas. Tanto do nosso lado, que é uma empresa mais tradicional, mas com uma inquietude bastante forte, tanto do lado do QuintoAndar, houve essa sinergia, esse entendimento de como as coisas devem acontecer, mas sabendo que não existem verdades absolutas, que essa parceria vai ser uma construção a partir de um modelo inicial. Com certeza, isso vai trazer benefícios para as duas empresas, para os stakeholders e, principalmente, para os clientes.

Gabriel: Acho interessante pontuar que tem muitas coisas que a gente pensa igual, que a gente compartilha, principalmente de pensar o que é melhor para o cliente e a gente começa a construir, a partir disso, algo que também seja ganha-ganha para a gente. Além disso, tem um respeito e uma admiração pelas diferenças. A gente vem com um viés mais online, mais digital. A Crédito Real entende isso e traz uma experiência em uma área em que a gente não é tão forte, que é o atendimento presencial, com uma relação mais pessoal com os clientes e isso se complementa de uma maneira muito assertiva.    

Imobi: Qual a expectativa das duas empresas em termos de resultados, com essa parceria entre QuintoAndar e Crédito Real? 

Gabriel: Ainda não temos uma avaliação de expectativa específica para compartilhar neste momento. O que a gente pode dizer é que vai colocar esse projeto no ar agora em junho. Nas próximas semanas, a gente já vai começar a operar aqui em Porto Alegre e estamos focados em fazer isso funcionar e alinhar esses processos. À medida que isso for dando certo, vamos escalando o resto da Rede para outras cidades e aí o céu é o limite. 

Carlos: Obviamente que a gente imagina que essa parceria entre as empresas traga maiores resultados, mas, ao mesmo tempo, a preocupação maior é que funcione bem e a entrega seja bem feita. E isso tem sido a tônica do nosso trabalho. Acreditamos que essa união das empresas vai surtir efeitos, mas a gente não conversou sobre isso, não colocou meta tangível para esse projeto, a meta principal é fazer a entrega para o cliente, este é o nosso foco.