Opinião

OLX lança ZAPway+ e evolui modelo de portal imobiliário com foco na locação

O modelo de negócio dos portais imobiliários, que apresenta evidentes sinais de saturação no Brasil, começa a ganhar novos contornos, pelo menos na locação.

Nesta terça (19), na abertura do Conecta Imobi, o ZAP+ apresentou o ZAPway+, modalidade de contratação dos portais VivaReal e ZAP imóveis que oferece aos anunciantes de aluguel uma esteira digital onde os locatários podem aprovar cadastro, contratar garantia locatícia e assinar contrato eletronicamente.

A novidade, esperada pelo mercado há mais de ano, possibilitará que as imobiliárias e corretores continuem a veicular seus anúncios normalmente no modelo antigo, ou então optem pelo serviço ZAPway+, sendo que estes anunciantes terão preferência na exibição de seus imóveis entre os resultados de busca.

Pela perspectiva dos locatários, o serviço é um avanço expressivo, pois possibilita que empresas atrasadas pela perspectiva de tecnologia e venda de garantias tenham acesso a uma solução de prateleira, de fácil contratação.

Além de garantias, os contratantes do ZAPway+ terão acesso a mais fornecedores e serviços em condições vantajosas, num primeiro momento em locação, e depois em vendas.

Isso pode parecer pouco, mas não é.

O mercado imobiliário é pulverizado e composto predominantemente por micro e pequenas empresas – há mais de 20.000 imobiliárias operando o aluguel de imóveis no Brasil, e grande parte delas não dispõe de recursos ou parceiros para estruturar uma melhor experiência de locação.

O ZAP+, por sua vez, reúne os dois portais imobiliários mais acessados do Brasil, sendo imbatível em termos de tráfego, algo que os pequenos também não têm.

O que vale para os pequenos, no entanto, pode não valer para os grandes anunciantes.

Pelo ponto de vista dos grandes, o movimento do ZAP+ pode gerar controvérsia, acelerando o êxodo especialmente de imobiliárias que, insatisfeitas com a geração de leads e as regras de ranqueamento de anúncios, já vinham buscando alternativas para expor o inventário de imóveis para locação.

O que as imobiliárias mais esperam dos portais imobiliários é a entrega de leads, o que pode se tornar mais difícil para quem não aderir ao ZAPway+ em decorrência de parcerias já estabelecidas.

As imobiliárias de porte maior já dispõem, por exemplo, de acordos rentáveis e maduros com parceiros próprios (e agressivos) de contratação de garantias, o que torna a entrega do ZAPway+ menos relevante.

Para que se torne uma opção preferencial para os grandes, pelo menos na frente de garantias, o ZAPway+ terá de ser irrecusável em termos de taxas para o consumidor e comissões para as imobiliárias, além de oferecer confiabilidade na cobertura de sinistros – sim, porque a garantia barata pode significar um problema se houver ruído no pagamento de casos de inadimplência.

Se esses desafios não bastassem, há o fator concorrência.

No livro em que conta a sua trajetória como empreendedor, o fundador do VivaReal (um dos portais do ZAP+), Brian Requarth, revela sua frustração por não ter feito no passado aquilo que o ZAPway+ se propõe a ser agora.

Brian constata, em suas memórias, que a demora em evoluir o modelo de portal imobiliário abriu espaço para a evolução de modelos de negócio como o QuintoAndar, do qual o fundador do VivaReal se tornou investidor.

E a concorrência a ser enfrentada pelo ZAPway+ vai além do QuintoAndar, não mais apenas uma imobiliária, mas também um marketplace que se prepara para atrair pequenas e grandes imobiliárias, caminhando na mesma direção do ZAP+.

O tempo gasto até o lançamento do ZAPway+ possibilitou à Porto Seguro avançar na formatação de um portal imobiliário próprio, que será em breve disponibilizado gratuitamente aos seus parceiros.

Não que a construção de tráfego seja algo simples, mas a adesão gratuita é um convite sedutor.

Outro grande player de garantias, a Loft, através da CredPago, também começa a ganhar tração em termos de tráfego, ameaçando o maior patrimônio do ZAP+.

A reinvenção dos portais imobiliários, mais do que esperada, é um movimento saudável para o mercado, que já observava alternativas em termos de tráfego.

Ainda que tardiamente, o ZAP+ dá um passo ousado e coloca o modelo de marketplace em prática.

A receptividade do mercado, logo saberemos.

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Rodrigo Werneck

CEO e estrategista-chefe da CUPOLA, é consultor especialista em Gestão e Marketing Imobiliário. Ao longo dos últimos anos, vem conduzindo a estratégia de nicho da CUPOLA, que se especializou no apoio estratégico a imobiliárias e incorporadoras e tem como foco construir a melhor experiência para os clientes do mercado imobiliário.

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