Construtoras

Conheça a AUM, incorporadora-escola da CUPOLA

Com o objetivo de adquirir expertise e entendimento completo do ciclo de incorporação  imobiliária, a CUPOLA anuncia o lançamento da AUM,  sua incorporadora-escola. Apesar da palavra “escola”, não se trata de um produto experimental: a incorporadora trabalha com projetos residenciais de vanguarda em Curitiba, desenvolvidos com a inteligência de mercado da CUPOLA.

“Hoje, somos referência no setor de locação e temos uma ótima expertise em venda de imóveis. Foi quando decidimos olhar para a formatação de produtos e entendimento completo do ciclo de incorporação. Philip Kotler já trazia o produto como um dos 4 P’s essenciais no marketing: produto, preço, promoção e praça. Agora, estamos olhando para o produto”, conta Rodrigo Werneck, estrategista-chefe da CUPOLA e cofundador da AUM Incorporadora.

“No momento de mercado aquecido, o produto é, muitas vezes, negligenciado. Por isso, estamos trazendo o time para dentro: não temos formação em arquitetura ou engenharia e ainda não temos esses profissionais dentro do nosso time, mas trouxemos estes profissionais na AUM para somar com a inteligência de mercado da CUPOLA na formatação de produtos”, conta.

O lançamento da AUM

Ao desenvolver a AUM, uma das primeiras preocupações foi, exatamente, definir o público-alvo e a marca. “Rapidamente definimos um posicionamento de marca. Fizemos todo um trabalho de levantamento de dados, identificamos e visitamos os concorrentes, avaliamos os diferenciais e isso norteou a nossa tomada de decisão”, compartilha Rodrigo. “Acreditamos em marcas que atuam em nichos específicos e optamos pela classe média ascendente. Entendemos que há uma classe média jovem que trabalha em profissões ascendentes, como tecnologia e startups. Fomos olhar para onde esse público quer morar. Há uma preferência por regiões tranquilas, arborizadas e, especialmente, por casas. Com base nisso, lançamos nosso primeiro produto: um condomínio de casas localizado no Pilarzinho, bairro na região norte de Curitiba”, completa.

No condomínio de lançamento, são cinco unidades. Destes, dois ja foram vendidos no pré-lançamento. “Quando estávamos desenhando as plantas, tivemos uma discussão com a equipe e com as personas do produto sobre o tamanho das suítes. E aquilo valeu ouro: esse nível de envolvimento e detalhe é que determina o sucesso de venda de um produto. Nos dois imóveis já vendidos, os clientes que compraram eram exatamente o nosso target e ambos comentaram que a suíte foi fator decisivo para compra”, conta o CEO. A AUM deve lançar mais 13 unidades ainda em 2022.

Lições da CUPOLAB

A AUM Incoporadora é a segunda empresa-escola da CUPOLA. A empresa também tem a CUPOLAB, imobiliária de locação em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. “A CUPOLAB é um projeto que deu super certo e nos norteia na construção de melhores práticas e experiências na locação de imóveis. Nosso objetivo é repetir essa busca por conhecimento com a AUM. Não nos restringimos a ser uma agência ou uma consultoria de gestão imobiliária. Acreditamos que o conhecimento não está somente no campo das ideias, mas encontra-se, principalmente, na prática, no exercício, na observação real das coisas acontecendo. É preciso fazer o exercício de ir à rua e estar na ponta com o cliente. Tem muito dessa essência no lançamento da AUM”, afirma Rodrigo.

3 perguntas sobre a AUM Incorporadora para Rodrigo Werneck

Imobi: Qual foi o insight da CUPOLA em atuar com a formatação de produto?

Rodrigo: Não é raro que sejamos chamados aos 45 minutos do segundo tempo para salvar um produto problemático, que não vira. Quando vamos olhar o empreendimento, há erros grosseiros em termos de formatação de produto. Quanto antes isso for sanado, melhor, pois não há muito o que fazer quando o produto já está lançado. 

Quando olhamos para a experiência do consumidor, encontramos maquiagens no decorado, vários espelhos… Mas são soluções tóxicas, a metragem não muda.

Com o nosso objetivo de melhorar a experiência do consumo de imóveis no Brasil, entendemos que, cada vez mais, nós temos que estar presentes contribuindo com relevância no desenvolvimento do produto e no entendimento da concorrência.

Imobi: Qual cliente da CUPOLA deverá ser beneficiado pela AUM?

Rodrigo: É importante deixar claro que não queremos ensinar o padre a rezar missa. Mas, hoje, temos uma boa porcentagem de clientes entrantes do mercado, players de praças menos maduras, investidores, até imobiliaristas que estão entrando na incorporação.

Entendemos que a educação formal não entrega o conhecimento de mercado necessário. O conhecimento entregue na academia é muito distante do imediatismo que o mercado pede. Ele não é inválido e, claro, agrega para o negócio, mas em um momento aquecido de mercado como temos hoje, muitas vezes os players entrantes não têm esse tempo de dois anos para se especializar e precisam de apoio imediato e especializado. É aí que entramos.

Outra validação importante é a discussão mercadológica que temos com as imobiliárias. As imobiliárias e corretores são estigmatizados, como se pouco contribuíssem para essa etapa da incorporação. Mas, aqui na CUPOLA, acreditamos no contrário e entendemos que essa proximidade é muito virtuosa. Nossos produtos foram construídos com muita inteligência das imobiliárias e podemos trazer esses ensinamentos para nossos clientes, imobiliárias e incorporadoras.

Imobi: E como a CUPOLA deposita energia na AUM?

Rodrigo: Hoje, temos sócios operadores, construtores e arquitetos, que tocam o business com mais ênfase. Tomamos uma série de cuidados com o negócio. Por exemplo, trabalhamos com uma contabilidade especialista em incorporação imobiliária, o que é muito importante pela perspectiva de estruturação tributária, jurídica, societária. Estamos trabalhando com fornecedores selecionados criteriosamente. Nossos projetos são feitos em BIM, o que nos dá uma previsibilidade de gastos e assertividade do projeto – não há surpresas no decorrer da obra. 

A nossa participação é muito intensa, mas não drena nossa energia, acontece muito naturalmente e não ameaça nosso foco. É uma oportunidade de aprendizado.

Enxergamos a oportunidade de crescimento, mas sem perder o foco na CUPOLA, que é o centro da estratégia.