ConstrutorasCovid-19

Com feirão online, Tenda supera 1.000 análises de crédito aprovadas

Luis Martini, diretor executivo de Marketing e Tecnologia da construtora Tenda. (Arte: Juliana Amorim)

A Tenda, uma das maiores construtoras do Brasil, encontrou uma nova maneira de promover feirões para compra de imóveis durante a quarentena: um feirão completamente digital. Além de trazer uma nova solução para vendas durante o isolamento, a construtora fez uso de um discurso de confiança como argumento, com termos como 100% confiável e 100% seguro. Luis Martini, diretor executivo de Marketing e Tecnologia da construtora Tenda, conta mais sobre a iniciativa e sobre a aderência do público.

IMOBI: Como surgiu a ideia de um feirão online? 

Martini: Esta é a segunda edição de um feirão completamente virtual da Tenda. Realizamos a primeira no início de março, mas apenas em São Paulo. A ação faz parte da estratégia da construtora de investir em soluções tecnológicas que facilitem a jornada de compra. Neste momento, o feirão online faz ainda mais sentido, já que os brasileiros estão adaptando suas rotinas para evitar a disseminação da Covid-19. Entendemos a necessidade de preservar a saúde e a segurança de clientes e colaboradores, mas não deixamos de fazer o que sabemos fazer bem: ajudar na conquista do sonho da casa própria. Acreditamos que não é preciso adiar este sonho, por isso oferecemos a oportunidade de realizá-lo sem sair do sofá.

IMOBI: E como vocês conseguiram promovê-lo?

Martini: Criamos um site (tenda.com/feiraoonline) para que os interessados preencham seus dados pessoais, indiquem a região na qual gostariam de morar e mandem fotos dos documentos solicitados. Em até 24 horas, um consultor da Tenda entra em contato com o cliente para informar o resultado da aprovação bancária e dar sequência ao processo de compra do imóvel. Neste momento, o vendedor também já customiza o plano de pagamento, de acordo com o perfil financeiro de cada cliente.

IMOBI: Como está a aderência do público ao feirão?

Martini: Temos observado uma aderência excelente. A ação teve início em 23 de março e, desde então, já foram mais de 1.000 consumidores com análise de crédito aprovada. Esta etapa está entre as mais importantes da compra do imóvel e é uma das que causam mais dúvidas. 

IMOBI: Vocês têm outras iniciativas pensando no momento atual de isolamento? Se sim, quais?

Martini: Todos os nossos esforços estão voltados para o Feirão Online. Acreditamos muito neste formato, principalmente em um momento como esse que estamos vivendo. Os resultados que tivemos até agora comprovam que realizar todo o processo de compra do imóvel, sem sair de casa, é bastante viável. 

IMOBI: Vocês já observaram mudanças relacionadas ao tráfego do site e duração das sessões?

Martini: Mesmo antes da crise, os nossos esforços de marketing já eram direcionados para o digital, então o tráfego do site está estável. Mas, sim, há uma mudança relevante na duração da sessão média, que aumentou significativamente, já que o usuário faz todas as etapas no próprio site, inclusive o upload dos documentos. 

IMOBI: Como a Tenda se reorganizou internamente para o período de isolamento?

Martini: Em decorrência da pandemia de Covid-19, reforçamos nossas operações internas para garantir a segurança e a integridade física de todos os funcionários. Desde o dia 21 de março, nós implantamos o sistema de home office para todos os funcionários com funções compatíveis com o formato. Temos seguido as orientações das autoridades de saúde locais para evitar grandes aglomerações e ajudar a reduzir a velocidade de propagação do vírus. Para isso, divulgamos constantemente informações técnicas e precisas aos colaboradores sobre boas práticas de higiene, além de reforçar a limpeza e assepsia nos escritórios e canteiros de obra e disponibilizar equipe médica de plantão.