fotografia profissional no mercado imobiliário
Imobiliárias

A fotografia profissional no mercado imobiliário pode acabar?

Celulares com câmeras cada vez mais profissionais, câmeras de alta qualidade por preços mais baixos, aplicativos de fotografia e serviços de edição rápidos e gratuitos já não são mais novidade. Com este cenário em vista, a fotografia profissional no mercado imobiliário poderia estar chegando ao fim?

Esta foi uma pergunta levantada pelo portal Inman, analisando o cenário norte-americano. Por aqui, e a resposta não é tão simples. Em teoria, um corretor ou proprietário bem equipado poderia fotografar seu imóvel, À venda ou para locação, com razoável qualidade. Na prática, o resultado nem sempre é o esperado. “Quem faz uma boa foto não é o equipamento. É o fotógrafo. O primeiro diferencial é prezar pela qualidade das imagens fornecidas. Um fotógrafo profissional, antes de dar qualquer clique na câmera, vai observar todo o imóvel e analisar questões como luz – se vai trabalhar com luz natural ou artificial, e como vai trabalhar essa luz – além de ângulos que enriqueçam o ambiente para deixá-lo mais atrativo e valorizado. Ainda há o processo de pós-produção, que tem que ser visto como parte do trabalho”, afirma Hamilton Zambiancki, fotógrafo profissional.

Luana Ribeiro, Customer Success de fotografia da Hauseful corrobora:  “O fotógrafo profissional tem o conhecimento e equipamento que vão trazer um resultado bem melhor para as fotos. Há o conhecimento técnico, de luz, ângulo, enquadramento, que faz toda diferença na hora de entregar as fotos para imobiliária”, explica.

100% fotografia profissional no mercado imobiliário

A plataforma Desenrola trabalha com anúncios somente com fotografia profissional e considera isso um dos seus diferenciais. Para André Peixoto, gerente regional da Desenrola São Paulo: “Oferecemos a fotografia profissional como um diferencial para os proprietários anunciarem os imóveis conosco. Acreditamos que um dos fatores importantes na decisão de compra é o aspecto visual de qualquer produto. Então, a questão da fotografia profissional não é nem a qualidade da câmera, mas sim o olhar do profissional que sabe evidenciar o que aquele imóvel tem de melhor. Um fotógrafo treinado capta detalhes importantes que talvez passe batido pelo proprietário”.

Se a preocupação é financeira e a imobiliária opta por fazer uso de fotos amadoras para economizar, o tiro pode sair pela culatra. Anúncios com imagens melhores costumam performar melhor. “Às vezes, quando temos imóveis nossos publicados em portais verticais, observamos que é o mesmo imóvel, com mesmo valor, mas a foto acaba ser um fator de decisão. Percebemos que a jornada do cliente em um portal passa por preço, localização e fotos”, avalia Peixoto. “Com boas fotos, o cliente da imobiliária pode ver melhor o espaço, até planejar como pode decorar, ajustar os móveis dentro daquele ambiente. Se esse cliente já se encanta em um imóvel sem fazer a visita presencial, é um bom caminho para o sucesso da venda ou aluguel da imobiliária”, comenta Luana.

Contratar um fotógrafo exclusivo dentro de sua imobiliária ou incorporadora não é a única solução. Há profissionais que trabalham de forma autônoma, como Hamilton, assim como plataformas que permitem a terceirização desse serviço, como é o caso da Hauseful, serviço que a Desenrola contratou. “Preferimos nos concentrar no nosso core business e trabalhar com o serviço por demanda, sem abrir mão de fotografias de qualidade”, afirma Peixoto. Estudando a melhor opção, é possível entregar um anúncio melhor para seu cliente sem perder na qualidade.