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5 insights do Ad World Conference para o marketing imobiliário

Neste mês de maio, foi realizado o Ad World Conference, o maior evento de marketing digital e publicidade online do mundo. A conferência virtual contou com representantes de empresas  como Google, TikTok, Pinterest, LinkedIn, Facebook e mais de 50 mil profissionais de diversos países. Participamos do evento para ficar por dentro das principais tendências em publicidade online, otimização de conversão, marketing de conteúdo, SEO, geração de leads e mais. Com olhos no mercado imobiliário, confira a seguir 5 insights extraídos do Ad World Conference:

#1 Conteúdos mais humanos

Já não é novidade que o usuário deve ser o centro de qualquer estratégia. Apesar da evolução de chatbots e inteligências artificiais, as pessoas buscam interações cada vez mais reais na internet. Não basta ser bonito e interessante: o conteúdo precisa ter relação com a realidade e o cotidiano das pessoas. Não à toa, as tendências apontadas são “anúncios que não parecem anúncios” e conteúdos produzidos pelos usuários (ou UGC, user-generated content). Além de oferecer bons produtos e serviços e conhecer a sua audiência, invista em estratégias de marketing de influência e indicação boca a boca para impulsionar a marca.

#2 Adaptabilidade e diversificação

Anúncios – online ou offline – são investimentos. Assim como no mercado financeiro, a publicidade online está suscetível aos cenários externos: social, cultural, econômico, legislativo, tecnológico. As novas leis de proteção de dados alteraram a forma como os anúncios são veiculados na internet. A pandemia modificou a forma como as pessoas compram e impactou o poder aquisitivo das famílias. Os hábitos e comportamentos humanos mudam a cada instante. Logo, aquela campanha que sempre deu certo pode passar a ter resultados negativos. A plataforma com melhor retorno sobre o investimento, com os resultados mais qualificados, pode deixar de funcionar. Prepare-se para adaptar suas estratégias a qualquer momento e diversificar os canais e formatos de mídia – assim como os investidores com suas carteiras.

#3 Personalização x Generalização

Com a limitação do rastreamento dos usuários na internet, as opções de segmentação de anúncios ficarão menos precisas. Isso não quer dizer que o conteúdo dos seus anúncios deixará de ser personalizado. Mantenha uma base de informações sobre o público da sua marca e alinhe sua comunicação verbal e visual aos valores, personalidades, necessidades e discursos dos seus clientes. Assim, a distribuição reduzida ou imprecisa será compensada por conteúdos precisos.

#4 Presença e lembrança de marca

Nem todos os usuários estão prontos para converter em seus anúncios na primeira vez que são impactados por eles. Talvez eles ainda não estejam precisando de um imóvel, ou estejam esperando as condições ideais para comprar ou alugar. Porém, é importante garantir o mindshare – ou seja, que sua marca esteja presente na mente dos consumidores e seja lembrada nos momentos de decisão. Essa, contudo, não deve ser uma campanha pontual, limitada às mídias online, mas uma estratégia contínua. Construa uma marca que conquiste um lugar especial na memória das pessoas.

#5 Experimentação e mensuração

Para colocar tudo isso em prática, ouça seus clientes e experimente. Faça testes com diferentes formatos de anúncios, varie argumentos, use novas mídias. Por fim, mensure resultados além do volume de leads, tráfego ou quantidade de cliques: faça pesquisas com o público para entender a real relevância da sua marca, produtos, anúncios e conteúdos para suprir as necessidades dos clientes.

Leia também: 5 mídias além da digital para sua imobiliária ser a primeira lembrança do cliente.

Fernanda Oliveira

Fernanda Oliveira é desenhista industrial e trabalha há mais de 7 anos com mídias online. Nos últimos 4 anos, atendeu imobiliárias e incorporadoras em agências e in-house e, hoje, é Analista de Mídia na CUPOLA.